/

Espetáculo “3 maneiras de tocar no assunto” chega a Belém com sessões gratuitas; confira

Fotos: Rayane Mainara / @leonetto68

O espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, desembarca no Pará nos dias 29 e 30 de maio. A peça, que consiste em três monólogos curtos sobre a homofobia na sociedade contemporânea, terá suas primeiras exibições em Belém. Já no dia 1° de junho o espetáculo acontece em Santarém. Todas as apresentações são gratuitas.

Espetáculo “3 maneiras de tocar no assunto” chega a Belém com sessões gratuitas. Foto: Rayane Mainara / @leonetto68

Programação em Belém

As sessões em Belém ocorrerão no Teatro do SESI, situado na Av. Almirante Barroso, 2540 – Marco. Nos dias 29 e 30 de maio, quarta e quinta-feira, o espetáculo será apresentado às 20h. Os ingressos podem ser retirados a partir do dia 22 de maio através do link oficial ou na bilheteria física do teatro. A bilheteria funciona de terça a sexta das 09h às 12h e das 13h às 18h, e em dias de evento das 14h até o início do espetáculo. Aos sábados, domingos e feriados, abre apenas em dias de espetáculo a partir das 14h.

Sessão em Santarém

Em Santarém, a apresentação será na Casa da Cultura, localizada na Av. Borges Leal, 1296 – Aparecida. A sessão única acontece no dia 1º de junho, sábado, às 20h. A retirada antecipada de ingressos estará disponível uma semana antes da apresentação através do link oficial. Também será possível retirar ingressos presencialmente na bilheteria da Casa da Cultura uma hora antes do início do espetáculo.

Tema do Espetáculo

Uma Reflexão sobre a Homofobia

“3 Maneiras de Tocar no Assunto” é um manifesto artístico que aborda a homofobia na sociedade atual, promovendo a diversidade e combatendo intolerâncias. Escrito e interpretado por Leonardo Netto, com direção de Fabiano Dadado de Freitas, a peça está em cartaz desde 2019 e já foi vista por mais de 15 mil espectadores. O espetáculo recebeu diversos prêmios, incluindo Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), além de quase 20 indicações em premiações.

Três Monólogos Impactantes

A montagem é composta por três monólogos que discutem diferentes aspectos da homossexualidade e do preconceito. No primeiro, “O homem de uniforme escolar”, o público assiste a uma aula sobre bullying homofóbico, com relatos reais de crianças e jovens que enfrentaram a intolerância na escola.

O segundo monólogo, “O homem com a pedra na mão”, é baseado em um depoimento ficcional de um participante da Revolta de Stonewall, um evento histórico de 1969 em Nova York que marcou a luta pelos direitos LGBTI+.

O terceiro, “O homem no Congresso Nacional”, é construído a partir de falas do ex-deputado federal Jean Wyllys, abrangendo discursos e entrevistas que destacam sua atuação como deputado gay e ativista entre 2011 e 2018.

Acessibilidade e Inclusão

Todas as apresentações do espetáculo são totalmente acessíveis, com intérpretes de Libras, audiodescrição e monitoria para pessoas com deficiência intelectual. Os locais de exibição possuem estruturas adaptadas, como rampas, corrimões e banheiros acessíveis, além de espaços reservados na plateia para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Trajetória do Espetáculo

“3 Maneiras de Tocar no Assunto” estreou em 2019 no Rio de Janeiro, tendo uma temporada de três meses no Teatro Poeirinha. Em 2020, foi apresentado no Sesc Ipiranga em São Paulo. Após a pandemia, o espetáculo retomou suas apresentações em importantes festivais e teatros, como o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, Festival Palco Giratório em Porto Alegre e Galpão Cine Horto em Belo Horizonte. Entre 2022 e 2023, a peça circulou por diversos teatros no Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana e interior do estado. Em 2024, o espetáculo iniciou sua primeira turnê pelas regiões Norte e Nordeste do Brasil, realizando apresentações gratuitas em vários estados.

Serviço

Belém/PA

  • Datas: 29 e 30 de maio (quarta e quinta-feira)
  • Horário: 20h
  • Local: Teatro do SESI (Av. Almirante Barroso, 2540 – Marco)
  • Ingressos: Gratuitos (disponíveis a partir de 22/05 no link oficial e na bilheteria do teatro)
  • Informações: 3366-0971; 3366-0965; 3366-0967

Santarém/PA

Data: 1 de junho (sábado)
Horário: 20h
Local: Casa da Cultura de Santarém (Av. Borges Leal, 1296 – Aparecida)
Ingressos: Gratuitos (disponíveis uma semana antes da peça no link oficial e presencialmente na bilheteria do teatro uma hora antes da peça)