///

Espetáculo ‘Vila Ananin’, que homenageia Ananindeua, acontece nesta sexta no Theatro da Paz; confira

A escola de dança nasceu como um pequeno espaço para integrar a arte na juventude de Ananindeua e atualmente tem reconhecimento nacional e internacional.

Nesta sexta-feira, 15, acontece o espetáculo ”Vila Ananin”, que faz um passeio pela história dos 30 anos da Escola de Dança Casa Ribalta, que ocorreu no mesmo período do grande desenvolvimento da cidade de Ananindeua, região metropolitana de Belém. A apresentação será no Theatro da Paz a partir das 18h, com venda de ingressos online e na bilheteria do espaço.

A diretora da Ribalta, Mayrla Andrade, comentou a importância da escola de dança e de abordar um pouco da trajetória do município de Ananindeua. “O espetáculo ‘Vila Ananin’ surge da necessidade de falar sobre nossos saberes e fazeres cotidianos da cidade de Ananindeua através de uma narrativa poética, com o objetivo de exaltar os seus habitantes-criadores comuns em suas profissões como: artesãos, cozinheiros, bibliotecários, fotógrafos, veterinários, floristas, professores, porém com a permissão do imaginário poético Ananin, cada profissional é como um guardião que recebeu um dom mágico e tem a missão de preservação e multiplicação de suas habilidades para as novas gerações e assim o espetáculo segue uma jornada de encantos, saberes ancestrais e descobertas de lugares dessa Vila, especialmente por uma pequena habitante bastante curiosa que visita vários espaços desse vilarejo numa busca de autoconhecimento”, destacou a coordenadora.

A Escola de Dança Casa Ribalta celebra seus 30 anos incentivando jovens à se desenvolver no mundo artístico. Reprodução: Divulgação/ Casa Ribalta.

A Ribalta é a casa de danças mais antiga da cidade, nascida em 1994, pela criação de Marlene Andrade Ferreira, que sonhava em ser bailarina, mas suas condições financeiras a impediram. Nasceu como um espaço simples para incentivar artisticamente os jovens de Ananindeua e hoje trabalha com os ritmos ballet clássico, danças regionais, sapateado, jazz, dança moderna e contemporânea, sendo reconhecida nacionalmente e internacionalmente em festivais e premiações como o Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA), Encontro Internacional de dança do Pará (EIDAP), Festival Nacional de Dança de Fortaleza (FENDAFOR), Dança Pará Festival, Circuito Norte em Dança, Dança Carajás, Belém Dance e Seminário Internacional de Dança de Brasília.

O espetáculo também exibirá o documentário ”Casa Ribalta” do fotógrafo e publicitário Alexandre Baena, que mistura narrativas, poesia e depoimentos em homenagem ao aniversário de 30 anos da Ribalta. Ele comenta da importância do espaço de dança para promover a arte na juventude. “Uma casa que iria beneficiar somente uma família acabou virando uma missão de vida para três mulheres da mesma família, que através da dança, deram ocupação e ofício para centenas de crianças e jovens, mudando vidas, revelando grandes profissionais, bailarinos e professores”, afirmou o diretor do documentário.

Serviço

Espetáculo “Vila Ananin”
Data: 15/12
Horário: 18h – Documentário “Casa Ribalta”
19h30 – Espetáculo “Vila Ananin”
Local: Theatro da Paz, Avenida da Paz, Praça da República, Campina, Belém .
Ingressos: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/tp-vila-ananin.aspx.