////

Estação do BRT se torna espaço de ocupação fotográfica em Belém; confira

Estação de São Brás se tornou palco de fotografias sobre realidades da capital paraense.

Nesta terça-feira (8), uma ocupação fotográfica realizada pelo fotógrafo Sandro Barbosa e mais um grupo de profissionais da Região Metropolitana, tomou a estação do BRT de São Brás, em Belém. A produção é um projeto de foto-varal itinerante em locais de grande circulação de pessoas para trazer uma reflexão sobre a realidade paraense para quem passa por esses espaços cotidianamente.

Segundo o idealizador do projeto, o intuito é, também, levar a fotografia para diversas pessoas que gostam da arte, mas que acabam não conseguindo visitar galerias pelas rotinas cansativas. Sandro disse que a ocupação dura o tempo de pico das pessoas que aguardam o ônibus e a que ocorreu nesta terça-feira durou de 17h às 19h.

O idealizador, Sandro Barbosa, explicou sobre o objetivo da ocupação e como ela funciona. Reprodução: Instagram de Sandro Barbosa.

”Essa ideia eu já tinha, mas estava sem tempo de realizar. Então, propus para um grupo de fotógrafos uma ocupação fotográfica nos locais de grande circulação das pessoas. Paradas de ônibus, feiras, passarelas, rodoviárias. Uma das propostas é ressignificar esses espaços com a fotografia. [Para que] as pessoas que estão ali, cansadas, voltando pra casa do trabalho ou da escola, pudessem refletir a realidade da cidade através das fotografia”, comentou ele. Por ser um projeto itinerante, vários fotógrafos irão participar da ocupação. Neste último, estiveram presentes além de Sandro, as fotógrafas Denise Sá e Karla Diniz.

Na tarde da última terça, 7, ocorreu a primeira ocupação de fotografias do projeto na estação de embarque e desembarque do BRT de São Brás, e, de acordo com Sandro, ”as interações foram incríveis”. A ocupação fotográfica pretende se estender para mais locais dentro da capital paraense. Barbosa ainda afirmou que a próxima ocupação fotográfica já está em preparação para a próxima semana, sendo o local e horário divulgados em breve.

Veja algumas imagens da interação do público com a ocupação fotográfica:

A Estação se tornou palco de ocupação fotográfica sobre realidades paraenses. Reprodução: Sandro Barbosa.