Os estudantes paraenses Gabriel Barbosa e Natália Pedra conquistaram medalhas de prata na 4ª Olimpíada Copernicus de Matemática, que ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos, na última semana.
O evento é global e tem a competição dividida em cinco grupos, por escolaridade — que vai do terceiro ano do ensino fundamental (anos iniciais) até o terceiro ano do ensino médio. Dele, participaram 500 alunos de 130 países, organizados pela Copernicus Olympiad.
Natália, de 10 anos, é estudante do quinto ano do fundamental em Belém. Ela disputou a Categoria I, de habilidades específicas, na qual conquistou a medalha de prata. A prova foi realizada na terça-feira, 11, e o resultado foi divulgado na noite da quarta,12.
A escola de Natália, Maple Bear, informou que ela foi a única representante do Pará ganhadora na categoria. “A conquista representa o melhor resultado para um brasileiro na divisão correspondente neste ano”, pontuou a instituição.
“Meu sentimento de ter conquistado a medalha foi de extrema felicidade, porque eu não imaginava que conseguiria um resultado tão bom. A prova é muito difícil, e eu estava competindo com as melhores pessoas do mundo”, comentou Natália.
Após receber a medalha, a jovem posou com o pesquisador sênior e tecnólogo-líder do escritório de parcerias estratégicas do Nasa Johnson Space Center, Doutor Kumar Krishen, responsável por desenvolver estratégias para projetos conjuntos de pesquisa e tecnologia e planos com indústrias, universidades, outros centros e agências governamentais.
No mesmo dia, 12, o paraense Gabriel Barbosa, de 16 anos, também conquistou uma medalha de prata, desta vez na categoria IV, que cobrava outras habilidades de matemática.
*Com informações de G1 Pará.