/

“Por mim, eu matava uns cinco”, diz guarda municipal após abordagem com skatistas

O incidente entre o skatista e a Guarda Municipal de Belém aconteceu na última quinta-feira, 12 (Foto: Freepik)

Nesta quinta-feira (11), em um vídeo que circula nas redes sociais, um agente da Guarda Municipal de Belém (GMB) foi filmado em um diálogo após abordagem com skatistas no complexo da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Nas imagens, o guarda dispara durante a conversa “por mim, eu matava uns cinco”. Após analisar as imagens, a Prefeitura de Belém afastou o servidor, mas disse que a área não é adequada para a prática do esporte.

De acordo com relatos, o jovem não estava andando de skate no momento e mexia no celular no momento da abordagem. Mesmo assim, o skate do rapaz foi apreendido e ele seguiu tentando recuperar o objeto. Foi quando ele começou a filmar o diálogo entre do guarda municipal.

Assista o vídeo:

“Da minha parte, a conversa acabou. Para ser sincero, por mim, matava uns cinco para resolver o problema. Ia causar um alvoroço, ia sair na mídia e o caralh*, eu ia preso, mas aí resolvia…”, diz o guarda municipal, que é interrompido pelo outro interlocutor e repreendido que aquilo não seria nenhuma solução. Nas redes sociais, a Federação Paraense de Skate classificou o ocorrido como inaceitável e cobrou providências do poder público.

A abordagem da Guarda Municipal aconteceu Centro Arquitetônico de Belém.
A abordagem da Guarda Municipal aconteceu Centro Arquitetônico de Belém, ponto popular de encontro dos skatistas em Belém (Foto: reprodução Pinterest)

O QUE DIZ A GUARDA MUNICIPAL

Em nota, a Guarda Municipal de Belém informou que “…lamenta o ocorrido e informa que a conduta apresentada pelo agente não condiz com as diretrizes da instituição, que tem como princípios a preservação da vida, a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas. Informa ainda, que o servidor já foi identificado e afastado do posto. A Guarda Municipal vai analisar o vídeo e as circunstâncias do fato para tomar as providências cabíveis”.

“A segurança da Praça Santuário é pública e conta com um posto fixo, 24h, na lateral da Basílica. Informa ainda, que o espaço não é apropriado para o uso do skate e suas manobras radicais nos bancos que danificam o patrimônio público”, conclui a Guarda Municipal de Belém na nota.