Os Estados Unidos realizaram neste sábado, 2, o primeiro lançamento aéreo de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, na guerra de Israel contra o Hamas. O envio ocorre um dia após mais de 100 civis morrerem em fila por comida na região. Segundo a agência, mais de 38 mil refeições em 66 pacotes foram lançadas na região por meio de três aviões C-130.
Os EUA afirmaram que os lançamentos serão um esforço contínuo e têm o apoio de Israel. O governo americano também planeja fazer envios a Gaza pelo mar.
O envio de ajuda humanitária pelos EUA foi anunciado na sexta-feira (1º) pelo presidente Joe Biden. “Pessoas inocentes foram pegas em uma guerra terrível, incapazes de alimentar suas famílias, e você viu a resposta quando tentaram obter ajuda. Precisamos fazer mais”, afirmou.
A ajuda humanitária que chega em Gaza tem acontecido por via aérea nos últimos dias, por conta da dificuldade de entrega de suprimentos pela via terrestre. França, Egito e Jordânia estão entre os outros países que já realizaram lançamentos aéreos de ajuda humanitária para a região.