A Usina da Paz do Guamá vai receber uma nova programação gratuita na semana de capacitação Black Christ, que vai acontecer do dia 21 ao dia 24 de maio. No evento serão feitas oficinas sobre conteúdo mobile, fotografia, produção musical e adesivos artesanais com artistas da periferia da grande Belém.
Entre os destaques está a fotógrafa premiada Nay Jinknss, que vai ministrar uma aula sobre imagens feitas com smartphones. As inscrições para participar podem ser feitas pelo formulário do evento (Clique Aqui).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
21/05 – Oficina de Sticker com PTCK – Horário: 8h às 12h
Uma oficina de criação de adesivos artesanais, conhecidos como stickers, será ministrada por Patrick Santos, também conhecido como PTCK, nascido na periferia de Belém, no bairro da Terra Firme.
Na oficina, PTCK vai introduzir o conceito de stickers e sua relevância na cultura contemporânea. Os participantes aprenderão, por meio de demonstrações práticas, a confeccionar adesivos artesanais, explorando diferentes materiais e técnicas criativas para personalizá-los.
22/05 – Conteúdo Móbile com Jotavezinho – Horário: 14h às 18h
O comunicador e creator Jotavezinho compartilhará dicas e estratégias para produzir conteúdo envolvente e relevante, seja para fins profissionais, empoderamento pessoal ou entretenimento de maneira mobile.
Será destacada a importância do conteúdo móvel nas redes sociais, além da prática de técnicas de produção de conteúdo utilizando smartphones, e debates sobre estratégias de engajamento e alcance de público.
Ver essa foto no Instagram
23/05 – Oficina de Produção Musical com Moraes MV – Horário: 8h às 12h
Sheriton Moraes Varela, o Moraes MV, é rapper, produtor musical e poeta. Natural das periferias de Belém, o rapper enfatiza a importância do fazer artístico a partir de uma perspectiva nortista.
Na oficina, ele vai ensinar a produzir músicas com recursos mínimos, utilizando equipamentos acessíveis como celulares e laptops. Moraes MV guiará os participantes no processo de criação musical.
24/05 – Bate-papo e Oficina de Fotografia com Nay Jinknss – Horário: 8h às 12h
Das artistas visuais de maior destaque da nova geração do Norte do Brasil, Nay Jinknss é nascida e criada em Ananindeua, no Pará. Contemplada pelo prêmio Pipa em 2022, o mais importante da arte contemporânea brasileira, Nay possui trabalhos em parceria com o Greenpeace, National Geographic e UNICEF.
Documentarista, filmmaker e pesquisadora, ela é também defensora de uma prática fotográfica que não reforça estereótipos, principalmente de quem vive na Amazônia e vai compartilhar experiências e insights sobre fotografia, tanto para câmeras profissionais quanto para smartphones.
“Black Christ” foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semar). No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 80 projetos até 2023, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú.
SERVIÇO
Semana de Capacitação Black Christ
Data: 21 a 24 de maio
Local: Sala de Música da Usipaz Guamá.