///

Evento celebra a data magna dos povos indígenas neste domingo,  7 de Janeiro; confira 

Em celebração a data magna dos povos da Amazônia , em memória histórica de batalhas ancestrais: O Martírio do morubixaba Guaymiaba Tupinambá em 7 de Janeiro de 1619 e a tomada de Belém na Revolução Popular Cabana, na madrugada de 7 Janeiro de 1835, serpa promovido uma programação da rádio Murucutu. 

O evento acontece neste domingo, na Rádio Ribeirinha Murukutu, localizada na Comunidade Ribeirinha Maria Petrolina do Porto Ceasa. Rio Guamá. Território histórico e ancestral Murukutu, no bairro do Curió Utinga em Belém do Pará.

Segundo Angelo Tupinambá, que terá uma roda de conversa no evento, afirma que o encontro já se tornou uma tradição: “Celebramos essa data desde 2006 em memoria histórica dos povos amazonas e do levante indígena tupinambá de 1619, há 18 anos fazemos essa celebração”.

Confira a programação:

9h – Cosmovisão Tupinambá, com Mayara Sena Tupinambá, mestra em estudos literários, mediadora do Leia Mulher Castanhal e Marília Sena Tupinambá, professora do Cursinho Popular Marielle Franco em Castanhal e ativista do Coletivo Pajeú.

10h – O Levante Tupinambá com Angelo Madson Tupinambá, cientista social, fundador do Instituto Idade Mídia (Rádio Murukutu). Coordenador da Campanha Vozes do Murukutu – Ribeirinhos por Participação Popular.

14h – Agricultura Urbana com Jeff Wendell coordenador do Núcleo Cabano de Agricultura Urbana e Associação Cultural dos Povos da Amazônia.

16h: Mensagem do Movimento Amazônia Independente com Bia Marciele, coordenação da Associação Cultural dos Povos da Amazônia, presidenta da Igreja de Confissão Luterana em Belém.

16h: Donna Lady, cantora comprometida em preservar e difundir as tradições musicais da região. Renato Rosas é artista paraense e ativista cultural pelo OCAS ONG, presente na 9° Brazil Conference, em Harvard.

17h – Especial O Bendito Carimbó da Pedreira.

18h – Cineclube Cabano Parawara Tupinambá.

Realização Instituto Idade Mídia Comunicação para Cidadania e Associação Cultural dos Povos da Amazônia – ACPA.