//

Evento criativo reúne baristas de cafeterias em Belém

Competição para escolher melhor latte art acontece no domingo, 28, na capital paraense, com 16 baristas de cafeterias locais, e convidados de dois estado.

Uma novidade que muitos não conhecem, mas que está crescendo, e que representa um estimulo para os amantes de um bom café. Uma competição inusitada acontecerá, no Verô Café, na rua Jerônimo Pimentel, Nº 861, bairro Umarizal, centro da capital paraense.

Trata-se da competição TNT (Thursday Night Throwdown), que abrange toda a comunidade envolvida na produção, venda e consumo do café, em seus variados tipos, para trocar experiências, promover interação, e que propõe uma competição para escolher o melhor latte art do encontro, que traduzido ao português, significa arte com leite.

O evento que acontece pela segunda vez este ano, no Pará, no domingo, 28, a partir das 16h da tarde.

Latte art é a nova técnica para quem ama café. Imagem: Reprodução.

16 baristas que trabalham em diversas cafeterias de Belém terão a sua criatividade e precisão testadas na competição que escolherá o melhor desenhista com leite em café espresso da cidade. O melhor é que as bebidas produzidas na competição serão distribuídas de graça para o público presente. Além dos 16 competidores locais, dois paraenses, que trabalham em cafeterias de São Paulo e Paraná, estarão presentes, prestigiando o encontro.

“O TNT é uma iniciativa criada há muitos anos no exterior, por pessoas do ramo da produção de café e donos de cafeterias, que buscam trocar experiências e conhecimentos por meio do relacionamento com a comunidade ligada ao mercado do café. O objetivo é fazer crescer e fortalecer o segmento, buscando encontrar novas formas de produção, novos tipos, sabores e aromas que o café pode proporcionar. Enfim, é uma celebração”, explica Jorge Guimarães, do Vêro Café, que vai receber o evento.

COMPETIÇÃO

O desafio se dará da seguinte forma: Na primeira etapa, que já é eliminatória, assim como as demais, os 16 competidores, divididos em duplas, farão os seus desenhos (latte art), possibilitados através da vaporização do leite, que fica mais consistente, criando uma camada de leite, que permite o contraste de cores e formas ao desenhar em cima do café, passam oito melhores para a segunda rodada. Eles serão escolhidos por três jurados paraense. Dos oito, quatro avançam, até sobrarem dois, que disputam o título de melhor latte art.

O grande vencedor leva para a casa conhecimento, como por exemplo, aprender novos métodos de extração do café, assim como, ganhará café, kits, brindes, e quem sabe, uma premiação em dinheiro.

“O evento vai ser aberto ao público em geral, vai ser bem legal as pessoas conhecerem e degustarem tudo o que existe na indústria do café, desde o café puro, o expresso, mais recente, o gourmet, e a linha de cafés especiais, que passam por um processo de seleção de grãos, onde apuramos o aroma, que permite um outro sabor, potencializando atributos que o café naturalmente já têm, Ou seja, é um novo mundo”, destaca Jorge.

Todo o café que será usado na competição, bem como o comercializado no evento, vieram de fornecedores de Minas Gerais, Paraná e Pará.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por verô (@verocafeh)

O QUE UM BARISTA FAZ

Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade. Ele Também trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando licores, cremes, bebidas alcoólicas, leite, por exemplo.

Cada fez mais importante, ele está presente em cafeterias, restaurantes e hotelarias. A atividade de barista foi reconhecida como uma ocupação em 2013, a partir do registro da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

O barista é responsável pela produção de café, mas não se limita apenas a esse universo. O profissional que almeja conquistar um destaque no mercado precisa desenvolver um conhecimento técnico sobre as cadeias de produção, torrefação, moagem do grão, temperatura da água e demais variações de extração.

LATTE ART

São técnicas de desenhos que utilizam o café espresso como base e o leite vaporizado para a finalização das produções. O latte art (arte com leite) se popularizou e ganhou o mundo quando os baristas notaram que essa é uma forma de cativar seus clientes, pois proporciona uma experiência nova de experimentar e consumir café.

Com o passar dos anos, a técnica agregou mais valor à bebida, e veem transformando o mercado. Competições surgiram para promover o barista e a sua arte, surpreendendo o público com a sua criatividade. Nesse contexto, os métodos mais utilizados para descobrir como desenhar no café são:

Free pour: consiste em fazer desenhos e formas apenas usando o leite vaporizado.

Grafismo: São utilizadas ferramentas para desenhar sobre a bebida, como uma caneta de aço ou palitos, e caldas.

A origem precisa do latte art é incerta. Sabe-se que, desde o século 19, os baristas italianos decoravam seus espressos com figuras ao misturar espuma e bebida. Porém, foi o barista David Schommer, da cafeteria Espresso Vivace, em Seattle (EUA), que trouxe para a América as primeiras e principais técnicas de latte art.

VAPORIZAÇÃO DO LEITE

Principal componente para o latte art, o leite passa por um processo de vaporização, o primeiro passo é escolher o leite seguindo alguns critérios importantes. Por exemplo, você quer um creme brilhante, denso, adocicado e delicioso? Opte por uma bebida integral, de boa qualidade e com percentual de gordura de, pelo menos, 5% — esta última característica é que garante a cremosidade e consistência do leite.