//

Ex-deputado Fernando Cury é condenado por importunação s3xu@l contra ex-parlamentar Isa Penna

O ex-deputado estadual Fernando Cury (ex-Cidadania e atualmente no União Brasil) foi condenado pela Justiça pelo crime de importunação sexual contra a também a ex-deputada estadual Isa Penna (PCdoB). O crime foi cometido em 2020. Cabe recurso da decisão.

Segundo o Ministério Público (MP), o então parlamentar “abraçou e deslizou as mãos pela costela e seio da vítima”, Isa, como mostram as imagens gravadas no dia 16 de dezembro de 2020 pelas câmeras do circuito interno de segurança da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Isa diz que “mais importante do que a pena é o reconhecimento da conduta dele como crime pelo estado”.

“Agradeço cada pessoa, principalmente, as mulheres, que me ajudaram a levar essa batalha até aqui. É nossa essa vitória. Esse é um passo numa guerra que deve ser travada contra a violência política de gênero no Brasil. Espero que a luta e a vitória sirvam de inspiração para muitas entrarem na política e mudarem essa realidade, minha solidariedade e admiração a todas que apesar do machismo, conseguiram permanecer ativas na política. 

Ser vítima de violência sexual é uma ruptura na vida de qualquer uma, a vida de trabalhadoras é interrompida por violências como essa todos os dias, eu tive que reagir á altura por elas, por mim e pelo sonho maior que qualquer indivíduo, de ver uma sociedade sem opressão ou exploração”, escreveu Isa.