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Ex-piloto da Voepass denuncia uso de palito em sistema de degelo de avião

O ex-piloto da Voepass, o experiente comandante Ruy Guardiola, contou em entrevista à tv Globo, que durante um voo da companhia, a equipe da manutenção usou um palito de fósforo para resolver um problema no botão que aciona o sistema antigelo do modelo ATR.

PALITO NO AVIÃO

O mesmo modelo que levava 62 pessoas em um voo na última sexta, 9, que caiu e resultou na tragédia que chocou o país.

“A empresa colocava a segurança em segundo ou terceiro plano. Visava mais o lucro, e a gente tinha um avião que apelidava de Maria da Fé, pra você ter ideia. Porque só voava pela fé. Porque não tinha explicação de como o avião daquele estava voando”, disse.

Segundo Ruy, o episódio do palito aconteceu em 2019, quando ele trabalhava como piloto na empresa. Outro ex-funcionário, que não teve a identidade revelada, contou que havia uma aeronave da companhia conhecida como “Maria d Fé”, porque só voava pela fé, tamanha a precariedade.

palito

“A empresa colocava a segurança em segundo ou terceiro plano. Visava mais o lucro e a gente tinha um avião que apelidava de Maria da Fé, pra você ter ideia. Porque só voava pela fé. Porque não tinha explicação de como o avião daquele estava voando”, diz o ex-funcionário.

Especialistas em aviação consideram que a formação severa de gelo no dia do ocorrido e possíveis falhas no sistema que desfaz a formação de gelo na estrutura do avião podem ter contribuído para a queda em Vinhado, São Paulo.

À TV Globo a companhia aérea não falou especificamente sobre o episódio do palito, mas informou que “cumpre e respeita as legislações trabalhistas, e que o esforço principal da companhia, neste momento de dor, está em apoiar e dar assistência às famílias dos passageiros e tripulantes que estavam a bordo”.

Com relação ao sistema antigelo e o ar condicionado, a VoePass disse que o avião estava “aeronavegável”, com todos os sistemas requeridos em funcionamento, cumprindo requisitos e exigências das autoridades.

A VOEPASS

Fundada em 1995, em Ribeirão Preto (SP), a companhia aérea é a mais antiga em operação de voos regionais no Brasil.

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