A redação do BT Mais recebeu, com exclusividade, denúncias sobre a situação precária da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Joana da Silva, no município de Tracuateua, região Nordeste do Pará.
O vídeo foi enviado por moradores que questionam a gestão municipal sobre as condições da unidade de ensino, que fica localizada na comunidade Cajueirinho, a cerca de 6km da área urbana da cidade.
Nas imagens, é possível ver a situação do local. As pernamancas de madeira, que sustentam o telhado, estão deterioradas. O telhado também está quebrado. A pintura da escola é antiga, o terreno em volta da unidade de ensino está só mato e as calçadas da escola só limo.
Porém, o que mais chama atenção nas imagens enviadas à nossa redação, é o estado da caixa d’água que abastece a unidade de ensino para serviços básicos, como preparar a merenda escolar e matar a sede dos alunos.
No vídeo, é possível ver que a caixa d’água estava destampada, o que permite o contato de animais como rato e aves com a água. Além disso, a caixa está tomada pelo limo e água amarelada. Durante a gravação, um homem diz “olha como está a caixa d’água, de onde as crianças bebem água, de onde é feita a merenda das crianças. Olha o descaso que tá aqui. Isso é condição para fazer alimento para as crianças merendarem?”.
Os moradores também questionam o fato da escola ainda não ter sido reformada, e a Prefeitura de Tracuateua realizar um grandioso evento junino na cidade.
Posicionamento – A redação do BT procurou a Secretaria Municipal de Educação de Tracuateua para pedir um posicionamento referente às denúncias. Em conversa com o nosso jornalismo, o secretário de Educação, Elivan Padilha Liberato, disse que a situação da caixa d’água já foi resolvida, e enviou imagens da caixa d’água após a limpeza.
“Nossa equipe está diariamente nas escolas, sempre que há ocorrências nós resolvemos. Alguém tirou a tampa da caixa e isso aconteceu, quando fomos informados mandei uma equipe resolver a situação. Soubemos que logo após as filmagens eles mesmos limparam e devolveram a tampa”, afirmou Elivan.
Questionado sobre a reforma da escola, o secretário disse que a Escola Raimunda Joana da Silva está na lista de prioridades para receber os reparos, só não informou quando as obras devem começar.
“Na terça feira uma equipe já estará realizando os reparos do telhado. Temos sessenta escolas no município e fica impossível reformar todas ao mesmo tempo. Temos uma escala de prioridades e desde de quando assumi a Semed já construí, reformei, ampliei mais de 25 escolas. Nossas reformas são todas padronizadas de acordo com FNDE. No caso, essa escola também está na lista de prioridades. Porém temos escolas em situações piores que precisaram ser reformadas antes”.