A exposição de cinema “Amazônia Mapping em Realidade Virtual” vai começar nesta terça-feira, 17, com 12 obras de realidade virtual. A mostra via óculos de realidade aumentada vai permitir que os visitantes entrem em cenários 3D.
São 12 filmes que permitem uma imersão e interação do público com o cenário de uma Amazônia futurista, além de artistas que se apresentam em performances, projeções e shows de música e imagem. O projeto vai ficar em cartaz de 17 a 24 de outubro, na Casa das Artes e com entrada franca.
A mostra é um desdobramento do Festival Amazônia Mapping, realizado há dez anos com idealização e direção de Roberta Carvalho, que assina curadoria ao lado de Aíla, diretora artística do projeto.
A “Amazônia Mapping em Realidade Virtual” é um metaverso no qual o público poderá assistir conteúdos audiovisuais em VR, utilizando óculos de realidade virtual em uma experiência única de interação com obras, performances artísticas, encontros entre música e imagem, e videomapping.
OBRAS
Na mostra, Aíla apresenta de forma inédita músicas de “Sentimental”, seu álbum mais recente. O artista Jean Petra é convidado a fazer intervenções com elementos e objetos digitais sobre o vídeo, onde o 3D cria uma narrativa surrealista.
DJ Méury, primeira DJ e produtora de tecnomelody do Pará, toca pela primeira vez as suas produções no Amazônia Mapping, junto com o artista visual paraense PV Dias. As obras compostas são projetadas em uma grande tela em um domo flutuante na ilha virtual e fazem sincronia com as músicas tocadas pela DJ Méury. Além disso, PV apresenta um objeto de arte modelado em 3D, chamado de Altar Sonoro.
Já na obra “Alma da Selva”, dos artistas Microdosys e Lumina Chebel e Irû Waves na trilha sonora, é uma jornada rumo ao coração da floresta. “Resiste!”, de Roberta Carvalho com trilha de João Deogracias, mergulha no universo amazônico e seus personagens, e cria uma poesia visual sobre temas urgentes como a preservação e as reconexões com a natureza.
SERVIÇO
Mostra Amazônia Mapping em Realidade Virtual
Em cartaz de 17 a 24 de outubro
Horário: 9h às 17h
Local: Casa das Artes, localizada na R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, Nazaré, Belém
Entrada franca