Desde a última sexta-feira, dia 24, acontece no Museu de Arte da Universidade Federal do Pará a Mostra Cultural que comemora o 15º aniversário da Companhia BricBrac, pioneira nas produções teatrais com bonecos no Pará. A exposição, que tem programações até para o dia 29 de fevereiro, conta com mostras do acervo da companhia, espetáculos, workshops e o lançamento de um catálogo de quinze anos.
A abertura do evento na última sexta foi marcado pela apresentação teatral do clássico infantil ”João e Maria”. Com realização gratuita, a Companhia Bricbrac irá lançar um catálogo no próximo dia 15 de dezembro, que informará mais sobre seus espetáculos e sua trajetória nesses quinze anos.
A companhia ainda realizará workshops exclusivos com o tema ”A Origem Sacra do Teatro de Bonecos” para quem sonha em mergulhar no mundo do nascimento do teatro de bonecos e conhecer jmais dos bastidores e produções técnicas de bonecos que a companhia utiliza. Eles acontecerão nos dias 15 de dezembro, 15 de janeiro e 15 de fevereiro a partir das 10h com o teatrólogo, artista plástico e diretor Francisco Leão. As inscrições serão feitas no local.
A Companhia Bricbac nasceu em 2008 e foi a primeira companhia de teatro de bonecos de fio(marionetes) da região Norte. O grupo produz espetáculos para todas as idades e é reconhecido nacionalmente, acumulando importantes prêmios como o Prêmio Mirian Muniz de Teatro (Funarte), o Prêmio Secult de Teatro (Governo do Pará), Prêmio de Teatro Cláudio Barradas (Secretaria de Cultura do Estado do Pará – SECULT) e o Prêmio Descentrarte (Funarte). Ela é constituída de arte-educadores, produtores culturais, professores e artistas plásticos e desenvolve ações sociais e culturais por meio do Teatro de Formas Animadas.