A designer de moda Jacke Carvalho vai apresentar nesta sexta-feira, 5, uma coleção de acessórios e bolsas em desfile inédito na Galeria Vicente Salles, no Memorial dos Povos, a partir das 19h. A potência criativa da cultura ribeirinha da Amazônia inspira o projeto “Marajó Ancestral”.
Valorizando as artes manuais como legado indígena e as cores características da estética marajoara, a coleção traz o vermelho, preto e off-white de forma predominante. São acessórios produzidos com cerâmicas, redes de pesca, conchas e elementos naturais, usados na confecção de colares, braceletes e brincos.
As bolsas foram feitas com tecidos crus em algodão e linho, com destaque para os grafismos em ponto cruz e rede de pesca inspirados na cultura pesqueira da região e não havendo plástico na composição.
O novo projeto da designer paraense, que há mais de uma década trabalha com moda e sustentabilidade, foi premiado pela Fundação Cultural do Pará de Pesquisa e Experimentação Artística 2023, Secretaria de Cultura e Governo do Pará.
PESQUISA SUSTENTÁVEL
Jack tem como ponto de partida de pesquisa para o projeto uma imersão no único museu caboclo do mundo, o Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, um dos pontos turísticos mais importantes do Pará e referência cultural e científica sobre a ilha.
Além da visita ao Museu do Marajó e localidades da região, a pesquisa traz um levantamento bibliográfico de Denise Schaan e entrevistas com a escritora Ana Linhares, historiadores locais e líderes comunitários de Cachoeira do Arari, para compreender as raízes, símbolos e elementos que caracterizam a cultura e a história da região.
SERVIÇO:
Marajó Ancestral – apresentação da coleção de moda de Jacke Carvalho
Local: Galeria Vicente Salles (Memorial dos Povos) – Av. Gov. José Malcher, 257 – Nazaré, Belém – PA
Data: 5 de janeiro de 2024
Horário: 19h
Entrada gratuita de acordo a lotação do espaço