//

FAB investiga queda de helicóptero no PA que deixou 3 mortos

Na última quarta-feira (21), as investigações para identificar as causas da queda do helicóptero no sudeste do Pará foram iniciadas pelo Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo a FAB, a investigação será concluída no menor tempo possível, dependendo da complexabilidade dos fatores contribuintes. O Seripa informou que serão utilizadas técnicas específicas para realizar a coleta, confirmação de dados, preservação dos elementos da investigação, verificação de danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações.

Seripa é coordenado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, no qual possui o objetivo de investigar ocorrências aeronáuticas para prevenir novos acidentes semelhantes ocorram.

Acidente – Foi encontrado o helicóptero que estava desaparecido desde segunda-feira (19), submerso na região lago do Tucuruí no fim da manhã desta quarta-feira (21), em Goianésia do Pará, no sudeste do estado.

A bordo estavam o piloto e dois passageiros, no qual um era servidor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os três corpos foram encontrados, no qual dois estavam na aeronave submersa e um a 5 metros na margem do lago. Os corpos das vítimas foram removidos e levados à sede da Polícia Científica (IML), em Marabá, para identificação.

Durante as buscas, que contou com a ajuda de pescadores da região, localizaram três bancos da aeronave. O helicóptero foi encontrado por volta de 12h. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Corpo de Bombeiros foi acionado para enviar equipes de mergulho até o local no município de Jacundá.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na segunda-feira (19), o helicóptero alçou voo de Altamira, no sudoeste do Pará, com destino a Marabá, na mesma região, porém desapareceu na noite do mesmo dia. A corporação informou que o último sinal do piloto foi notificado próximo à cidade de Novo Repartimento.

Desaparecimento – As vítimas foram até uma fazenda para realizar trabalhos em uma plantação, segundo um familiar do piloto. 

  • Josimar Éneas da Costa – Piloto
  • Abílio Manoel Figueiredo – Agente do DNIT
  • Nildo Ferreira – Funcionário do agente do DNIT

A Polícia Civil informou que o helicóptero pertence à empresa Fox Data & Co, mas o empreendimento não se manifestou sobre as buscas.

*Matéria realizada com informações do G1 Pará.