/

Médico sem especialidade atuava como psiquiatra e atendia pacientes com autismo e outros transtornos

falso psiquiatra é preso em Terra Santa

Um médico sem especialidade em psiquiatria atuava na área e atendia pacientes com autismo, TDAH, esquizofrenia, depressão e outros transtornos psiquiátricos no município de Terra Santa, no Pará. O suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Civil em uma clínica na Travessa São João Batista, no bairro Centro.

Apesar de possuir formação em medicina, o suspeito não tinha Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em psiquiatria, sendo inabilitado para atuar nessa área.

O falso psiquiatra divulgava nas redes sociais serviços privativos de médico psiquiatra – ansiedade, depressão, esquizofrenia, autismo, TDAH e outros transtornos psiquiátricos – afirmou o delegado-geral Walter Rezende. 

No momento da prisão foram apreendidos carimbos, receituários, protocolos médicos, anotações, além de 12 fichas de pacientes.

MÉDICO NÃO TINHA ESPECIALIDADE COMO PSIQUIATRA

A prisão em flagrante se fez necessária para coibir a prática delituosa de exercício ilegal da medicina e para resguardar a saúde pública terra-santense. Em razão da sua conduta, o preso colocava em xeque o tratamento de pacientes com transtornos psiquiátricos, que não tinha conhecimento de sua inabilitação”, pontua Weslley Vicente Cordeiro, Titular da Delegacia de Terra Santa.

O falso médico foi conduzido à delegacia para os procedimentos necessários, autuado em flagrante pelo crime de exceder os limites de exercício legal da medicina, já que não tem habilitação para a especialidade de psiquiatria, bem como pelo crime de falsidade ideológica pela inserção de informações inverídicas sobre sua qualificação profissional em documentos.

O homem é mantido à disposição do Poder Judiciário, na delegacia de Terra Santa.