Nesta quarta-feira, 01, o BT recebeu denúncia de que a farmácia do Hospital Universitário João de Barros Barreto está sem um medicamento chamado ‘ANASTROZOL‘, que é utilizado no tratamento de pessoas com câncer de mama.
De acordo com a denúncia, a paciente foi à farmácia da unidade para buscar a medicação e foi informada de que o remédio estava em falta há 15 dias e que só voltaria a estar disponível no final de janeiro, o que não aconteceu.
O BT ligou para a farmácia do Barros Barreto e perguntou se o Anastrozol estava disponível. Em resposta, a atendente afirmou que a medicação, que é de uso diário para os pacientes, está em falta desde o dia 27 de dezembro e que não existe previsão de chegada de um novo lote.
A família da paciente afirma ficar tensa com a falta do remédio. “Fica uma tensão, né? De não ter um medicamento tão importante para o tratamento. Ainda mais de câncer de mama”, relatou um familiar da paciente.
O BT entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Universitário João de Barros Barreto e questionou a falta do remédio e o que está sendo orientado aos pacientes que precisam da medicação. Em nota, o hospital confirmou a falta do Anastrozol e afirmou que o motivo é um atraso no fabricante do mesmo.
A unidade de saúde não informou, no entanto, como os pacientes estão sendo orientados.
VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:
“Recebemos a sua informação e verificamos que o medicamento ANASTROZOL está em falta por atraso no fabricante que , por sua vez, informou enfrentar dificuldades para encontrar a matéria prima do mesmo.
Aproveitamos para informar que o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh já empenhou a compra e esta aguardando o retorno, sobre o prazo para entrega efetiva da medicação.”
ATUALIZAÇÃO
Nesta quinta-feira, 02, o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh informou o recebimento de uma nova remessa do medicamento ANASTROZOL . Confira a nota na íntegra:
“O Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh informa que recebeu ontem, no final da tarde, o medicamento Anastrazol 1 mg, e que os pacientes já estão sendo contatado para o recebimento nos próximos dias. Com a chegada do medicamento que já havia sido emprenhado desde Dezembro de 2022.”