/

Febre maculosa: fazenda em que vítimas contraíram a doença teve show com 10 mil pessoas dias depois

Nesta quarta-feira, 14 de junho, a Prefeitura de Campinas (SP) informou que está monitorando um segundo evento que ocorreu na Fazenda Santa Margarida, onde três pessoas foram infectadas com febre maculosa e faleceram dias depois.

Além da “Feijoada do Rosa”, evento no qual as vítimas estiveram presentes, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da cidade está investigando um show do cantor Seu Jorge, realizado em 3 de junho, que contou com aproximadamente 10 mil pessoas.

A administração municipal emitiu um alerta para as pessoas que estiveram nos locais mencionados e apresentaram sintomas como febre, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, solicitando que busquem imediatamente atendimento médico.

NOVA NOTIFICAÇÃO

O segundo evento chamou a atenção das autoridades após a notificação de um outro caso suspeito de febre maculosa em uma mulher que compareceu ao show. Ela tem 38 anos, reside em Campinas e está internada em um hospital particular da cidade. Segundo a Vigilância em Saúde, os sintomas iniciaram no dia 10 de junho, e ela se encontra estável, aguardando a confirmação do diagnóstico por meio de exame laboratorial.

As três pessoas que já tiveram os exames confirmados para febre maculosa faleceram no dia 8 de junho, após apresentarem sintomas como febre, dor e erupções vermelhas na pele. As vítimas são: Evelyn Santos, de 28 anos, residente em Hortolândia (SP) e ex-professora em uma faculdade de odontologia; a dentista Mariana Giordano, de 36 anos, e seu namorado, o empresário piloto de Fórmula C300 Douglas Costa, de 42 anos.

Foto: Reprodução.

Na noite de terça-feira, 13 de junho, a Prefeitura de Campinas confirmou o falecimento de uma adolescente de 16 anos, também presente na mesma festa e suspeita de ter contraído a doença. Ela estava internada em um hospital particular da cidade desde o dia 9 de junho, e a confirmação da causa de seu falecimento aguarda análise do Instituto Adolfo Lutz.

FEIJOADA DO ROSA

A celebração tradicional em Campinas (SP), conhecida como “Feijoada do Rosa”, onde três pessoas contraíram febre maculosa e faleceram dias depois, atraiu a presença de 3,5 mil participantes. Realizada anualmente na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, a edição deste ano marcou o vigésimo segundo ano de sua realização.

Durante os últimos dez anos, a “Feijoada do Rosa” ocorreu na Fazenda Santa Margarida e sempre contou com a participação de DJs de música eletrônica. Os ingressos para o evento deste ano tinham preços elevados e incluíam, além da entrada, acesso a comida e bebida, juntamente com um abadá personalizado com a marca da festa. Durante a pré-venda, os bilhetes chegaram a ser comercializados por R$ 750.

Com informações G1*