///

Feira de cultura cigana acontece dia 30 em Belém. Veja a programação

A primeira “Fiesta Gitana” (festa cigana em espanhol), evento totalmente voltado para a cultura cigana acontece dia 30 de abril (sábado) em Belém. Esse é o primeiro evento sobre a cultura organizado pelo Professor, coreógrafo e diretor, Cassius De La Cruz, que há 22 anos trabalha com dança flamenca.

Diretor e coreógrafo Cassius De La Cruz

O Objetivo aqui é proporcionar vivências de culturas cigana através de oficinas, apresentações de dança, show de música temática com Bruno Benitez  e gastronomia, além de produtos como roupas, acessórios e artigos de decoração.

COMO SERÁ? 

 O evento  que terá doze horas de duração, das 10 manhã as 22 horas, reunirá diversas linguagens artísticas da cultura como música, dança e gastronomia além de Oficinas e um “Gran Bazar Gitano”  que oferecerá aos visitantes produtos temáticos, artesanais e sustentáveis. 

A entrada é gratuita.

QUEM PARTICIPA? 

Entre os participantes estará a Companhia de Dança Arerê, o grupo Magia do Oriente com dança Cigana, o grupo de Dança do Ventre Samaah, a companhia Flamenca do Pará e também a participação do Café, restô e galeria, Casa do Fauno, que será representado pela Chef Cleide Cunha que apresentará um cardápio totalmente  inspirado na culinária espanhola.  

OFICINA DE DANÇA PARA MULHERES:

Dançarina Jessica Tainar

Entre as oficinas que vão acontecer no evento está a “Oficina O Feminino na Dança” com as professoras Cyntia Psaros e Jessica Tainar

Sobre a importância da movimentação e dança na vida da mulher Jessica disse: “A dança nos liberta. Durante muito tempo fomos impostas a não nos movimentar, a ser sempre polidas, movimentos pequenos a dança é essa fera ferida que faz a gente se rasgar, se abrir, expressar todos os seus sentimentos, expressar tudo o que tu queres. muitas vezes não sabemos o que estamos sentindo, não sabemos dar nome aos nossos sentimentos e a dança te liberta, liberta dessa energia. se for pra chorar, chora dançando, se for pra pular, pula dançando.”

Jessica frisou como a mulher deve se libertar e como a dança auxilia nesta jornada: “O feminino tem a oportunidade através da dança de se libertar. eu  me libertei e me liberto sempre. a dança me abraçou, a dança me acolheu. a dança foi por muito tempo a minha melhor amiga, aquela que me acolheu. é isso que eu quero, gostaria e preciso dizer para todas as mulheres: dancem, movimentem-se. a dança trabalha a criatividade de uma forma magnífica, a dança trabalha as nossas armas emocionais, a dança te traz alegria. A dança nos faz fluir, nos ensina a fluir e esse fluir a gente aprende também na vida. a sorrir, a cantar, a ter musicalidade. o feminino é isso, é dança; ser mulher é isso”

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 

10:00 –  Abertura geral da I FIESTA GITANA 

 (Granbazar com vendas de artigos de baile flamenco, acessórios do dia-a-dia, artesanatos em geral)

 11:00 – Oficina ” O Feminino na Dança” Prof. Cyntia Psaros e Jessica Tainar – Studio Samaah (Sala de dança)

 12:00 – Almoço  – Gastronomia Casa do Fauno

 14:30 – Oficina “Princípios Basicos das Castanholas” Prof. Cassius de La Cruz (sala de dança)

 14:30 – Consulta Tarô Cigano – Albenize Vasconcelos ( sala 01)

 15:30 – Oficina Dança Cigana; Tema “O movimento das saias na Dança Cigana Estilo Brasileiro.” Prof. Renata Abucater (sala de dança)

 16:30 – Oficina “Do ventre ao coração” Vivência em dança do Ventre. Prof. Ana Oliveira – Cia de Danças Árabes Ararê (Sala de dança)

Café da Tarde – Gastronomia Casa do Fauno

 18:30 – Mostra Cultural com Cias e Grupos convidados.

 20:00 – Show Musical com Bruno Benítez

 22:00 Encerramento.

Data: 30/04 

Local: Travessa Pirajá, 1892 entre Almirante Barroso e João Paulo

Horário: 10h00 as 22h00

Informações: 98196-4244 / 988381808