////

Feira do Empreendedorismo Inclusivo, que incentiva produções de pessoas autistas, começa nesta sexta, 16, em Belém

Espaço exibe produtos e dá visibilidade para pessoas com autismo

O espaço Porto Futuro vai receber a primeira edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo, realizado pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento ocorrerá nos dias 16 e 17, das 16 às 22 horas.

A feira será aberta ao público e vai comercializar uma variedade de produtos artesanais feitos por pessoas com autismo. Serão bolos, chocolates, biscoitos, geleias, adesivos, cadernos, blocos de anotações, copos, chaveiros, botons, lápis, canetas, máscaras e cordões. Ainda serão encontrados porta-moedas, necessaire, estojo, laços, materiais e brinquedos educativos sensoriais.

A iniciativa surgiu dentro do Projeto TEAlentos, que divulga as habilidades artísticas de música e dança das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado. Cerca de 80% das pessoas com autismo estão fora do mercado de trabalho. Só no Brasil, esse número pode chegar a 1,4 milhão.

Ao BT, os organizadores do evento compartilharam que “muitas famílias de pessoas com autismo deixam de trabalhar no mundo formal do trabalho para dedicar suas vidas às terapias e ao tratamento de seus filhos”. O evento também pretende impulsionar pessoas com autismo como “uma oportunidade de divulgar suas habilidades e geração de renda”.

Serviço

Feira do Empreendedorismo Inclusivo

Local: Parque Urbano Belém Porto Futuro, na Avenida Visconde de Souza Franco (Doca), entre Rua Belém e Avenida Castilhos França, no bairro do Reduto.

Quando: 16 e 17 de dezembro

Horário: 16 às 22 horas