/////

Feirão do imposto promove gasolina a R$ 3,99; Belém participa do evento

Foto: Reprodução

O Conselho de Jovens Empresários (Conjove) está realizando ,durante esta semana, o “Feirão do Imposto”, na Região Metropolitana de Belém. O evento, que tem como objetivo oferecer produtos sem taxação de impostos, irá realizar neste sábado, 28. E um dos momentos mais esperados pela população é a venda de gasolina a R$ 3,99. Gás de cozinha e cerveja também estarão mais baratos.

Comércio em Belém. Foto: Reprodução

No posto de gasolina Dallas, localizado na avenida Pedro Álvares Cabral, já era possível verificar uma fila de carros se formando para o abastecimento. Através de um vídeo divulgado pelas redes sociais, podemos ver diversos motoristas a espera do começo do feirão.

Fila de carros no Posto Dallas. Foto: Reprodução

Vale lembrar que as regras impõem que cada carro só pode abastecer 20 litros. Quanto ao gás de cozinha, eles só podem ser vendidos um por cpf e está proibido a venda para terceiros, ou seja, não tem como comprar com outro cpf que não seja o seu.

Vídeo mostra fila que está sendo formada no posto de gasolina. Vídeo: Redes Sociais

A ação que começou na última quarta-feira, 25, e se encerra no próximo domingo, 29, reúne 250 estabelecimentos comerciais e 80 grupos empresariais da capital paraense neste ano. Entre os participantes, estão incluídos shoppings, restaurantes, postos de gasolina, lojas de rua e de celulares, lojas de materiais de construção, entre outros.

CRIAÇÃO DO EVENTO

O Feirão de Impostos é um evento nacional e nasceu em Joinville, Santa Catarina. Essa ação ocorre em mais de 100 cidades brasileiras durante ao ano e consegue movimentar a economia, além de alertar sobre o peso que o valor dos impostos tem na economia.

Este ano o Conjove espera conscientizar a população acerca da incidência dos impostos federais e estaduais nos produtos que são consumidos no dia a dia dos brasileiros. Em 2019, o Feirão de Impostos em Belém conseguiu implementar descontos de até 80% em produtos entre alimentos, roupas e materiais de construção.

Impostômetro chega à marca de 1 trilhão de Reais em 2022. Foto: Reprodução

IMPOSTOS NO BRASIL

Segundo a última atualização das tabelas do Simples Nacional, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA do IBGE), fechou em 28,46%, isso representa que o consumidor perdeu quase 30% do seu poder de compra. Vale lembrar que cerca de um trilhão de reais de impostos foram pagos pelos contribuintes brasileiros nos quatro primeiros meses de 2022, e que o presidente Jair Bolsonaro será o primeiro chefe de estado, desde o Plano Real, a terminar um mandato com o salário mínimo valendo menos do que quando o mandato começou.