O Conselho de Jovens Empresários (Conjove) está realizando ,durante esta semana, o “Feirão do Imposto”, na Região Metropolitana de Belém. O evento, que tem como objetivo oferecer produtos sem taxação de impostos, irá realizar neste sábado, 28. E um dos momentos mais esperados pela população é a venda de gasolina a R$ 3,99. Gás de cozinha e cerveja também estarão mais baratos.
No posto de gasolina Dallas, localizado na avenida Pedro Álvares Cabral, já era possível verificar uma fila de carros se formando para o abastecimento. Através de um vídeo divulgado pelas redes sociais, podemos ver diversos motoristas a espera do começo do feirão.
Vale lembrar que as regras impõem que cada carro só pode abastecer 20 litros. Quanto ao gás de cozinha, eles só podem ser vendidos um por cpf e está proibido a venda para terceiros, ou seja, não tem como comprar com outro cpf que não seja o seu.
A ação que começou na última quarta-feira, 25, e se encerra no próximo domingo, 29, reúne 250 estabelecimentos comerciais e 80 grupos empresariais da capital paraense neste ano. Entre os participantes, estão incluídos shoppings, restaurantes, postos de gasolina, lojas de rua e de celulares, lojas de materiais de construção, entre outros.
CRIAÇÃO DO EVENTO
O Feirão de Impostos é um evento nacional e nasceu em Joinville, Santa Catarina. Essa ação ocorre em mais de 100 cidades brasileiras durante ao ano e consegue movimentar a economia, além de alertar sobre o peso que o valor dos impostos tem na economia.
Este ano o Conjove espera conscientizar a população acerca da incidência dos impostos federais e estaduais nos produtos que são consumidos no dia a dia dos brasileiros. Em 2019, o Feirão de Impostos em Belém conseguiu implementar descontos de até 80% em produtos entre alimentos, roupas e materiais de construção.
IMPOSTOS NO BRASIL
Segundo a última atualização das tabelas do Simples Nacional, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA do IBGE), fechou em 28,46%, isso representa que o consumidor perdeu quase 30% do seu poder de compra. Vale lembrar que cerca de um trilhão de reais de impostos foram pagos pelos contribuintes brasileiros nos quatro primeiros meses de 2022, e que o presidente Jair Bolsonaro será o primeiro chefe de estado, desde o Plano Real, a terminar um mandato com o salário mínimo valendo menos do que quando o mandato começou.