É Hoje! Nesta sexta-feira, 8 de novembro, acontece no Espaço Nabêra, a terceira edição do Festival Apoena, que é o puro suco de música regional! O evento promete enaltecer a riqueza cultural da Amazônia, com dez apresentações musicais, além de uma feira criativa que traz expositores indígenas e uma área dedicada à culinária regional.
O festival é viabilizado pelo patrocínio da Natura Musical, com o apoio da Lei Semear, da Fundação Cultural do Pará e do Governo do Estado do Pará.
Ancestralidade e Cultura em Destaque
Com foco na valorização da ancestralidade e da diversidade musical amazônica, o 3º Festival Apoena trará ao palco grandes nomes que representam as diferentes vertentes culturais e musicais do Pará. O evento antecede uma programação especial que incluiu encontros de mestras e mestres de carimbó, os quais promoveram apresentações abertas ao público em dias anteriores, celebrando manifestações tradicionais e enriquecendo a experiência cultural.
Line-up do 3º Festival Apoena
O festival reúne artistas de destaque na cena amazônica, oferecendo uma programação variada que inclui desde o tecnobrega até o carimbó marajoara e o brega. Entre as atrações estão:
- Arraial do Pavulagem e seu Boi: reconhecidos nacionalmente, trazem uma expressão da cultura local através dos tradicionais arrastões.
- Mestre Damasceno e o Carimbó Marajoara: representando o Quilombo do Salvá, Damasceno apresentará uma composição que foi escolhida como samba-enredo da Grande Rio para o Carnaval de 2025.
- Félix Robatto: ícone da latinidade amazônica, com repertório popularizado no Festival Lambateria.
- Layse e Os Sinceros: trazem o brega, muito apreciado nos bailes da saudade das periferias paraenses.
- Nilson Chaves e Trio Manari: o cantor e aniversariante do dia leva ao palco a riqueza da música amazônica, acompanhado por um dos grupos de percussão mais renomados do Brasil.
- Gang do Eletro: representando o tecnobrega, promete animar o público com a energia das aparelhagens locais.
- Baile do Mestre Cupijó: faz uma releitura do Siriá, gênero popularizado pelo lendário Mestre Cupijó.
- Bando Mastodontes: grupo que nasceu no próprio Espaço Apoena, mistura sonoridades e artes em uma apresentação inovadora.
Um Espaço Cultural Paraense com História
Anderson Moura, organizador do evento e idealizador do Espaço Cultural Apoena, celebra o retorno do festival ao cenário paraense. Segundo ele, o Apoena, que completa quase uma década, sempre foi um local de encontro para quem valoriza a cultura amazônica. “Desde o primeiro festival, queremos mostrar a força e a beleza da música feita no Pará, conectando pessoas e dando palco aos talentos da nossa terra”, comenta Moura.
A primeira edição do Festival Apoena ocorreu de forma independente em 2019, com mais de dez atrações. Em 2021, a segunda edição marcou o retorno pós-pandemia, distribuída em cinco noites no Espaço Cultural Apoena, viabilizada pela Lei Aldir Blanc. Para Anderson, contar agora com o apoio da Natura Musical é uma conquista significativa para a valorização da cultura amazônica, oferecendo uma estrutura adequada aos artistas regionais.
Serviço
Natura Musical: 3º Festival Apoena – A Música da Floresta
Data: 8 de novembro
Local: Espaço Nabêra, Rua São Boaventura, 268 – Cidade Velha – Belém/PA
Ingressos: Venda online clicando aqui
Mais Informações: (91) 98213-6071 / (91) 98158-0829 / @espacoculturalapoena
Já segue o Poplist no Instagram? Clique aqui