A Mostra Ecofalante de Cinema, um dos principais eventos sul-americanos voltados a questões socioambientais, chega ao Pará com mais de 65 filmes de 17 países. As exibições abordam temas como povos originários, mineração e desigualdade social e acontecem entre 23 de outubro e 10 de novembro, com entrada gratuita.
A sessão de abertura acontece nesta quarta-feira, 23, no Cine Líbero Luxardo, com a produção “Solo Comum”, de Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell, às 19h00. Com mais de 110 sessões programadas, o evento passará por espaços culturais como o Cine Líbero Luxardo, Sesc Ver-o-Peso, Museu Emílio Goeldi, Palacete Pinho/Sala Dira Paes, em Belém, e o Teatro Municipal de Ananindeua.
Esta edição marca a estreia do festival na capital paraense, ressaltando a importância de Belém nas discussões sobre sustentabilidade e questões climáticas. Para a sessão de abertura, na quarta-feira, 23 de outubro, às 19h00, no Cine Líbero Luxardo, a atração é “Solo Comum”, de Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell.
A seleção aborda questões como direitos dos povos originários, mineração e desigualdade social, reunindo produções de 17 países e 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Com mais de 110 exibições gratuitas em Belém e Ananindeua, o festival acontece até 10 de novembro.
DEBATES
Além das exibições, ainda haverá debates debates no Cine Líbero Luxardo, como: “Povos Tradicionais” em 24 de outubro, às 20h, e “Emergência Climática e Agricultura Regenerativa” em 29 de outubro, às 20h15. A programação inclui sessões como Panorama Internacional Contemporâneo, Competição Latino-americana e Sessão Infantil.
SERVIÇO
Mostra Ecofalante de Cinema no Pará (www.ecofalante.org.br)
Data: de 24 de outubro a 10 de novembro
Entrada: gratuita.
Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no perfil do evento @mostraecofalante