A segunda edição do Festival de Cultura Marajoara, que mobiliza juventudes e seus familiares da Amazônia para defenderem suas localidade a partir da assinatura do Projeto de Lei Amazônia de Pé, começou no dia 06 e vai até o dia 09 deste mês de setembro. O projeto propõe a proteção dos 57 milhões de hectares de terras públicas não-destinadas na Amazônia.
O Festival acontece na Expo em Soure (Rua Primeira, 1 – Centro, Soure – PA) abrindo os trabalhos com a contação de histórias através do graffiti com Michelle Cunha. O evento também vai contar com a apresentação do grupo Mansos, do grupo Filhos do Sol, do grupo Ecomarajoaras e, encerrando com o grupo Pacoval.
O evento também contará com um concurso de multilinguagens amazônidas pela floresta de pé, com premiação de 100 reais às apresentações culturais mais aplaudidas pelo público. O festival é organizado pela Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (COJOVEM), com o objetivo de estimular os jovens da Amazônia a resgatarem o protagonismo em seus territórios.
As populações originárias e os povos da floresta são as primeiras a sofrerem os impactos da emergência climática, decorrente do aumento da temperatura média do planeta por conta das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).
O Festival de Cultura Marajoara nasceu a partir do programa Maré tá pras Juventudes da COJOVEM, tendo a primeira edição do festival no circuito da Semana das Amazônias que colheu +1400 assinaturas para a PL no ano de 2022.
A segunda edição começou no dia 06 e vai até o dia 09, colhendo assinaturas e realizando escutas sociais e rodas de conversa com a população marajoara, discutindo sobre desafios socioambientais no contexto amazônico, através de muita cultura com apresentações artísticas e, claro, carimbó!
SERVIÇO
Evento: ll Festival de Cultura Marajoara
Data: 6/09, 07/09, 8/09, 9/09
Horário: (09/09) – 17h às 23:30
Local: Rua Primeira, 1 – Centro, Soure – PA