//

FGTS Digital: veja como antecipar saque para aliviar as contas

O Governo Federal anunciou oficialmente o lançamento do FGTS Digital em março, sistema que representa uma abordagem inovadora na gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Após a conclusão da fase de testes em janeiro, o sistema agora está disponível para os empregadores, prometendo melhorias significativas na arrecadação e na prestação de informações.

O Ministério do Trabalho e Emprego destaca que o FGTS Digital integra todo o processo do fundo de forma mais eficiente, beneficiando especialmente os empregadores. Poucas mudanças impactarão os trabalhadores, uma vez que a inovação está na unificação de dados provenientes de diversas fontes, como eSocial, Pix Caixa, Acesso Gov.br e outros sistemas.

A Caixa Econômica Federal mantém sua responsabilidade na administração dos recursos do fundo. Na nova plataforma, as informações de remuneração, já individualizadas desde a origem no eSocial, serão aproveitadas, proporcionando maior eficiência na gestão para os empregadores.

Os empregadores terão acesso a recursos como geração de guias personalizadas, cálculo de indenização compensatória e extratos detalhados dos trabalhadores, simplificando e desburocratizando as tarefas realizadas por eles.

Além disso, a plataforma FGTS Digital reforça a transparência do recolhimento e assegura a efetivação dos direitos dos trabalhadores, utilizando o banco de dados do eSocial para individualizar os débitos desde a origem, garantindo o recolhimento mensal do FGTS de forma regular.

FACILIDADES

Entre as facilidades da nova funcionalidade estão a emissão de guias rápidas e/ou personalizadas, consulta de extratos de pagamentos realizados, verificação de débitos em aberto e pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

O FGTS Digital traz vantagens como a eliminação de burocracias e custos adicionais, a redução dos custos operacionais incorridos pelo FGTS e a digitalização de serviços, agilizando e automatizando procedimentos. Essa inovação melhora a gestão, controle e transparência dos processos, facilitando a comunicação entre administrados e administração.

Com o FGTS Digital, o tempo gasto no recolhimento do benefício pode ser otimizado em até 36 horas mensais, economizando tempo e melhorando a produtividade das empresas. A plataforma promete revolucionar a forma como as empresas interagem com o fundo e gerenciam suas operações, trazendo benefícios significativos para empregadores e trabalhadores.

NA PRÁTICA

O FGTS Digital oferecerá um conjunto de sistemas informatizados com o objetivo de gerenciar os diversos processos que envolvem o recolhimento do fundo. Entre as funcionalidades estão gerar guias rápidas e personalizadas; simular valor da indenização compensatória, cálculo automático da multa de 40%; recolhimento de vários trabalhadores de forma simultânea, entre outras.

Todos os valores, de vários meses, poderão ser recolhidos em uma única guia;  As informações de vínculo e de remuneração já inseridas no ambiente do eSocial terão reflexo no FGTS Digital;  O depósito do FGTS feito pela empresa deixará de ser por boleto e será por PIX — o que deve otimizar o processo de transferência de valores para a conta do trabalhador.

O valor continuará a ser depositado na mesma conta do trabalhador na Caixa Econômica Federal;  A data de recolhimento passa a ser agora no dia 20, e não mais no dia 7 – a mudança vem para acompanhar a data de pagamento de outros impostos dos empregados.