Nesta segunda-feira, 30, o Comitê Disciplinar da FIFA anunciou que Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, estará totalmente afastado de atividades associadas ao futebol por 3 anos após beijar a jogadora Jennifer Hermoso forçadamente.
A situação aconteceu durante a cerimônia da Copa do Mundo feminina, em que a Espanha foi campeã. Rubiales beijou Hermoso sem seu consentimento e gerou uma grande polêmica no futebol espanhol. Ele já havia sido afastado por 90 dias e retirado do cargo. Agora, seu afastamento foi oficializado após o Ministério Público espanhol investigá-lo por agressão sexual e coação.
A infração, que fere o que está escrito no artigo 13, de acordo com o código disciplinar da Fifa, também o rendeu uma obrigação de distância mínima de Jennifer.
Outro que foi afastado no meio do escândalo foi o técnico, Jorge Vilda, que esteve com a Federação Espanhola na conquista da taça. Ele também foi retirado pela nova direção da Real Federação Espanhola de Futebol.