/////

Figura ilustre de Belém, ‘Viado da Bike’ espera há meses por cirurgia: “tem dia que é muita dor”

Um dos mais ilustres moradores do bairro de Fátima está precisando de ajuda e falou ao BT sobre a situação. Trata-se de José Américo da Silva, mais conhecido como ‘Viado da Bike’. A jornalista Mary Tupiassu esteve com ele para falar sobre o atual quadro de saúde de uma das ‘Figuras da Amazônia’.

A equipe do BT foi até a casa de José Américo que, emocionado, falou um pouco sobre o problema de saúde que vem enfrentando. “Tem dia que é muita dor, eu tomo remédio controlado para dormir. As varizes incomodam muito, eu tenho pressão alta”, contou.

Emocionado, ele relembrou da família e disse se sentir sozinho. “Não tenho pai, já vivo aqui há mais de 40 anos, minha mãe morreu no Piauí. Meus pais morreram pra lá. Tenho um irmão que tem preconceito comigo, é de Marituba. Não me procura, não me aceita. Tenho uns primos que moram na Sacramenta, uma vez ou outra que vem só um me visitar”, lamentou.

José Américo também falou sobre as dificuldades de realizar a cirurgia tão necessária para o tratamento de varizes. “Eu tô esperando seis meses já, eu choro, choro. Se eu tivesse minha mãe e meu pai, não tava passando tudo isso no mundo. Me sinto sozinho”, disse ele emocionado.

Por fim, José Américo fez um apelo pela realização da cirurgia. “Um médico, pelo amor de Deus”, pediu.

Há aproximadamente um mês o BT vem tentando algum retorno da rede pública de saúde, primeiro procuramos a Secretaria Municipal de Saúde e, depois, o Hospital Beneficente Portuguesa. Até o momento, não tivemos retorno de nenhuma das partes sobre o tempo de espera de José Américo pela cirurgia.