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Fila dupla em Belém: caos diário em frente às escolas pode ter solução; confira

As filas duplas em frente a escolas particulares de Belém são as reclamações mais recorrentes que chegam ao BT. O problema é diário e atrasa a vida de muita gente que precisa chegar aos compromissos na capital. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em fila dupla é considerado infração grave, gera multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a remoção do veículo.

Por isso, resolvemos ir às ruas nesta quarta-feira, 18, para mostrar o problema de perto e saber o que os condutores têm a dizer sobre o assunto. Também conversamos com um especialista no tema sobre possíveis soluções para esse caos. 

PHYSICS – UNIDADE BATISTA CAMPOS

A primeira rua que a equipe do BT visitou foi Serzedelo Corrêa, em frente ao colégio Physics. Pouco antes do meio-dia já havia motoristas parados em fila dupla à espera de estudantes. No local, um flanelinha conduzia os condutores.

O BT flagrou fila dupla em frente ao colégio Physics. Imagens: BT+

A instituição fica quase na esquina com a Conselheiro Furtado, onde há um semáforo que, somado à fila dupla, deixa o fluxo ainda mais lento. No local não havia nenhum agente de trânsito ou sinalização da escola para direcionar os motoristas.

O BT solicitou um posicionamento da instituição sobre a situação e aguarda resposta. 

EQUIPE – UNIDADE GENTIL

A segunda via que registramos foi a Av. Gentil Bittencourt, em frente ao colégio Equipe. No trecho, na esquina com a Quintino Bocaiúva, vários pais estacionaram o carro ao longo da faixa da direita da via, desde o Centur para aguardar os estudantes.

O BT flagrou fila dupla em frente ao colégio Equipe. Imagens: BT+

Outros motoristas pararam os veículos com parte em cima da calçada e parte na rua. Um deles, estacionado irregularmente, conversou com o BT e admitiu estar errado. Por outro lado, ele revelou sentir falta de iniciativas da escola e do poder público para orientar o trânsito no trecho.

Veículos com metade na calçada e metade na rua, na Avenida Gentil Bittencourt. Imagens: BT+

“A escola poderia colocar cones na rua ou definir um horário certo de saída para a gente já chegar na hora e não precisar esperar. A Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade de Belém) poderia separar uma faixa nesse horário só para os responsáveis passarem e não ficarem parados”, opinou.

Ele, que é pai de uma aluna e preferiu não se identificar, também falou da falta de vagas para estacionar nas proximidades. “As vagas que têm do outro lado da rua são usadas pelos professores da escola e da faculdade (em frente à escola) que ficam o dia todo e a gente não tem opção”, reclamou ele.

O BT pediu um posicionamento da escola sobre a situação e aguarda resposta.

MARISTA – UNIDADE NAZARÉ

O terceiro ponto por onde o BT passou nesta quarta-feira, 18, foi a Avenida Nazaré, em frente ao colégio Marista. Por volta de 12h30 desta quarta (18/5) o trânsito estava bastante complicado. No trecho a partir da Quintino Bocaiúva, carros estacionavam dos dois lados da via. 

O BT também flagrou infrações em frente ao colégio Marista. Imagens: BT+

Nas imagens registradas é possível ver carros parados na faixa do meio com o alerta ligado aguardando estudantes. Alguns formaram uma ‘fila tripla’ durante a espera. Outros carros e ônibus que passavam pelo local conseguiam desviar, outros aguardavam protestando com as buzinas. Flagramos ainda carros parados na faixa de pedestres. 

Um pai que parou para buscar os filhos e conseguiu uma vaga saiu apressado da escola, mas falou com a equipe. Ele revelou a “estratégia” que utiliza diariamente para encarar o trânsito no local. “Quando termina a aula [os filhos] ficam me esperando até esse horário, que é quando geralmente consigo uma vaga”, contou.

Ele também disse que há oito anos a escola estaria fazendo um esforço em conjunto com a Semob para resolver a situação, mas nada foi feito para minimizar os efeitos do problema. “A situação só piora”, desabafou.

O Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré disse em nota que tem um acesso na Rua Brás de Aguiar, atrás da entrada principal, no modelo Drive-Trhu, que permite o acesso dos estudantes com segurança em diferentes turnos. A nota diz ainda que a escola conta com horários escalonados de entrada e saída das turmas a fim de facilitar a circulação dos veículos no entorno da unidade.
A instituição disse que atualmente está em contato com outras instituições de ensino para buscar soluções junto aos órgãos de trânsito.

SANTA CATARINA – UNIDADE NAZARÉ

Ainda na Avenida Nazaré, mas em frente ao colégio Santa Catarina de Sena, a fila dupla se estendia e os motoristas paravam sem receio no meio da rua para aguardar os estudantes.

A equipe do BT também flagrou infrações em frente ao colégio Santa Catarina. Imagens: BT+

O BT solicitou nota à escola e aguarda resposta.

SANTA ROSA – UNIDADE PADRE EUTÍQUIO

O último trecho por onde o BT passou nesta quarta (18/5) foi a Travessa Padre Eutíquio com a Conselheiro, em frente ao colégio Santa Rosa. Por volta das 13 horas, quando a equipe chegou ao local, registrou a situação que já foi denunciada várias vezes pelos seguidores: carros parados no meio da rua aguardando os alunos. Um veículo estava parado em frente à entrada do estacionamento da escola e outra motorista desceu do carro pedindo que ele saísse para que ela pudesse entrar no prédio.

Trânsito na Padre Eutíquio, em frente ao Colégio Santa Rosa. Imagens: BT+

O BT flagrou ainda uma batida de carro no local. Um veículo, que estava parado de forma irregular na entrada da escola, foi atingido por uma viatura da Polícia Militar quando tentava sair. 

Solicitamos um posicionamento do colégio Santa Rosa e aguardamos resposta. 

POSSÍVEIS SOLUÇÕES

O BT foi atrás de alternativas que possam amenizar o caos diário em frente às unidades educacionais de Belém. Conversamos com o especialista em Mobilidade Urbana e Trânsito, Rafael Cristo, que apontou alguns caminhos. 

Um dos problemas que a capital paraense enfrenta há alguns anos, de acordo com o especialista, é o número reduzido de agentes de trânsito. Cristo pontuou também que medidas paliativas podem ser tomadas, como utilizar o recuo nos prédios das escolas e planejar horários intercalados de saída das turmas, para que o número de veículos na entrada possa reduzir. 

Rafael Cristo, especialista em Mobilidade Urbana fala sobre alternativas para melhorar o problema de filas duplas em frente às escolas.

Outra saída apontada por Rafael seria utilizar as ruas transversais para que os pais possam estacionar enquanto aguardam os filhos. Em relação à fiscalização das irregularidades, Cristo reforçou a importância do trabalho educativo. “É importante haver a fiscalização ostensiva e de forma preventiva, no intuito de educar os motoristas e também apresentar soluções para a população”, explicou. 

O especialista em Mobilidade Urbana e Trânsito reforça a importância da fiscalização para coibir a prática na capital.

Ele também ressaltou que é necessário autuar este tipo de prática: “É necessário coibir a fila dupla, os agentes precisam autuar essa irregularidade”. Para Cristo, estimular a utilização do transporte escolar também pode ajudar a diminuir o trânsito, já que cada van leva vários estudantes de uma vez. 

Transporte escolar poderia ser solução, mas também comete infrações. Imagens: BT+

RESPOSTA DO PODER PÚBLICO

O BT pediu à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) esclarecimentos a respeito do problema e o que está sendo feito. Confira a resposta na íntegra:

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realiza fiscalização constante e diárias nos principais corredores da cidade de grande fluxo de veículos, organizando e fiscalizando para melhorar a fluidez, bem como, em frente aos colégios localizados em corredores de tráfego para coibir a fila dupla.

Os principais corredores fiscalizados são as avenidas Augusto Montenegro, Pedro Álvares Cabral, José Malcher, Gentil Bittencourt , Magalhães Barata, Nazaré, Braz de Aguiar, Generalíssimo e áreas de acesso ao Ver-o-Peso, como o Boulevard Castilhos França.

A Superintendência reforça que os agentes realizam fiscalizações regularmente, porém, só podem autuar mediante flagrante ou por videomonitoramento e radar, equipamentos regulamentados pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran). Ou seja, a Semob não pode aplicar multas por fotos e câmeras de usuário, somente com as regulamentadas pelo Contran.

A autarquia comunica que estacionar no passeio ou sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como ao lado ou sobre canteiros centrais, mediante flagrante, é considerada infração grave, com multa e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inciso VIII.  A medida administrativa é a remoção do veículo. Já  o estacionamento em fila dupla é uma infração grave, com multa de R$195,23 e 5 pontos na CNH, conforme o inciso XI, do artigo 181 do CTB.

A Semob informa que foram processadas 1.766 multas por estacionar ao lado de outro veículo em fila dupla, entre janeiro e dezembro de 2021, em Belém. Em 2022, de janeiro até maio foram registradas 528 infrações enquadradas em estacionar em fila dupla.

A autarquia orienta os usuários que denúncia relacionada a estacionamento irregular deve ser feita nas redes sociais (twitter, instagram e facebook) ou formalizada à Ouvidoria, nos canais de atendimento: site https://semob.belem.pa.gov.br/, acessando a aba da Ouvidoria, e e-mail [email protected]. É preciso identificar nome completo, e-mail, telefone, endereço e a descrição da situação.