/

Filhote de boto é encontrado morto com perfurações em São Miguel do Guamá

(Foto: reprodução/ redes sociais)

Na manhã desta segunda-feira, 10, uma denúncia de crime ambiental nas proximidades da comunidade Urucuriteua, zona rural de São Miguel do Guamá, chocou a população local. Um vídeo enviado ao Portal SMG por um morador da região mostra um filhote de boto morto, flutuando nas águas do Rio Guamá, com diversas marcas de perfurações pelo corpo.

O morador que registrou as imagens expressou sua indignação e tristeza diante do ato de crueldade contra o animal. As autoridades ambientais foram acionadas e iniciaram as investigações para identificar os responsáveis.

ASSISTA O REGISTRO DO FILHOTE DE BOTO:

AMEAÇA AOS BOTOS

Foto: Fundação Omacha

Nos últimos anos, a população de botos da Amazônia se encontrou ameaçada por pescadores, pois sua carne e gordura são utilizadas como isca na pesca do bagre Calophysus macropterus, denominado de Piracatinga, que é uma espécie comercializada principalmente no mercado externo.

Para minimizar a ameaça aos botos, em 2015 a pesca e comercialização da Piracatinga foi proibida (através da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA no 06/2014). E em 2020, a proibição da pesca foi renovada.

LEIA MAIS: btmais.com.br