Em boletim meteorológico divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) na quinta-feira, 20, é possível ver que o Pará apresenta condições favoráveis à formação de nuvens de chuva neste fim de semana prolongado.
As regiões que devem ser mais afetadas serão o Oeste e a faixa litorânea, principalmente na região da Calha Norte, em municípios como Oriximiná, Curuá e Óbidos. Já no Arquipélago do Marajó, Soure, Ponta de Pedras e Muaná devem abusar dos guarda-chuvas, enquanto na Região Metropolitana de Belém e parte litorânea do Nordeste Paraense (Bragança e Salinópolis) a população deve correr para aproveitar as raras horas de sol.
I U sol, BT?
Os meteorologistas da Semas apontam que neste sábado, 22, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) perderá força sobre o Estado, deixando o céu parcialmente nublado a nublado durante o período matutino, podendo ocorrer pancadas de chuvas e trovoadas a partir da tarde em áreas isoladas. Já no litoral nordeste do estado, este padrão de circulação deve provocar pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas durante o final da tarde e início da noite.
Para o domingo (23), a previsão indica que haverá melhora na condição de tempo, diminuindo a possibilidade de chuvas, principalmente pela manhã. À tarde, as condições atmosféricas deixarão o céu nublado, favorecendo os eventos de chuvas leves, que podem ocorrer de forma isolada sobre o Estado até o início da noite.