A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com órgãos estaduais e municipais de Belém, delineou estratégias para garantir a segurança durante a partida entre Sampaio Corrêa e Flamengo, marcada para quarta-feira (31), às 21h30, no Estádio Olímpico do Pará “Jornalista Edgar Proença” (Novo Mangueirão). A expectativa é pelo menos 45 mil pessoas no estádio. Mais de mil agentes estão envolvidos na operação.
O secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira, destacou que a estrutura de segurança será ativada antes da abertura dos portões, às 17h, com uma programação interna envolvendo DJs e atrações musicais. O policiamento será intensificado tanto dentro como fora do estádio, começando em diversas áreas da cidade de Belém.
“Uma verdadeira festa que é para que o torcedor chegue de maneira mais tranquila. O policiamento começa a atuar antes das 17h tanto na parte interna como na parte externa, em várias áreas da cidade de Belém”, disse.
O sistema de segurança atuará na organização do trânsito, com vias específicas para acesso ao estádio, como a via Transmangueirão em sentido único em direção ao local do jogo. Além disso, serão implementadas medidas na avenida Augusto Montenegro para facilitar o acesso.
Todo o esquema visa garantir tranquilidade para quem for prestigiar a partida. “Nós teremos policiamento montado, a pé, com o uso de viaturas, motocicletas e todo o equipamento que a Segurança dispõe, além do uso de câmeras na parte externa de acesso ao Mangueirão e câmeras no interior do estádio. Tudo isso voltado de maneira integrada para que tenhamos um evento tranquilo com a expectativa de público máximo da capacidade do estádio”, encerrou Luciano.
TRÂNSITO
Durante o jogo, o Centro de Controle e Comando Operacional (CCCO) do Estádio Mangueirão será ativado, concentrando o monitoramento de imagens das câmeras instaladas no estádio e seu entorno.
“Tanto pela via Transmangueirão, que será em sentido único em direção ao estádio, quanto na avenida Augusto Montenegro, permitindo acesso por trás do estádio Mangueirinho. Inclusive será aberta uma conversão à esquerda na frente do estádio, evitando que as pessoas sigam até o retorno embaixo do viaduto no encontro da avenida Independência com Augusto Montenegro”, explicou Luciano.
Quanto ao trânsito, Detran e a Semob implementarão ações de controle a partir das 17h para preparar as vias de acesso ao estádio. A rodovia Transmangueirão funcionará em sentido único, é a principal mudança.
POLICIAMENTO E SEGURANÇA
O policiamento ostensivo será realizado a pé, a cavalo e motorizado no entorno do Mangueirão, com tropas especializadas e ordinárias. A segurança privada contará com 1.000 agentes para orientação em áreas de acesso e dentro do estádio.
A Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal de Belém, garantirá o policiamento ostensivo durante o evento e após, até 1h da quinta-feira (1º). A Polícia Civil disponibilizará efetivo para a delegacia especializada no interior do estádio, reforçando o atendimento na delegacia da área, se necessário.
O Corpo de Bombeiros Militar atuará com três viaturas para atendimento pré-hospitalar e socorro imediato, enquanto o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) contará com uma aeronave para apoio.
A fiscalização de ambulantes será conduzida pela Ordem Pública da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Guarda Municipal, assegurando a organização e segurança no entorno do Mangueirão.
Para atendimento pré-hospitalares e de socorro imediato, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuará com com 3 viaturas, sendo uma de salvamento, uma de incêndio, e uma ambulância resgate.
FORÇA TAREFA
As ações serão desenvolvidas pelos órgãos do sistema estadual de Segurança Pública, como a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e pelos órgãos municipais Guarda Municipal de Belém, Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria de Economia de Belém (Secon).
O JOGO
O Flamengo enfrenta o Sampaio Corrêa pela quinta rodada do campeonato carioca no estádio Mangueirão e deverá ter força máxima com o time titular, que estava realizando amistosos de pré-temporada nos Estados Unidos.
Os reservas empataram as duas partidas que disputaram, 1 a 1 com o Nova Iguaçu e 0 a 0 com a Portuguesa. Com um jogo a menos, o Flamengo ocupa a modesta oitava colocação, com cinco pontos somados.
Escalação provável do Flamengo:
Com o plantel praticamente completo à disposição – o lateral Viña ficou no Rio -, Tite irá manter a base dos amistosos contra Philadelphia Union e Orlando City. Mas, para dar minutos a alguns e descansar outros, deve fazer quatro mudanças em relação à equipe que empatou com o Orlando. Entram Wesley, David Luiz, Bruno Henrique e Gabigol. Saem Varela, Fabrício Bruno, Everton Cebolinha e Pedro.
Os 11 iniciais em campo: Rossi; Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson, Arrascaeta e De la Cruz; Bruno Henrique e Gabigol.
O Sampaio Corrêa vem de derrota para o Botafogo. Após o jogo do último fim de semana, uma notícia envolvendo o clube assustou a todos os torcedores: o volante Alexandre sofreu grave acidente automobilístico e fraturou a coluna cervical. Nesta terça, ele passou por cirurgia.
O principal desfalque para essa rodada é o volante Alexandre, titular na derrota por 2 a 0 para o Botafogo. Após passar por cirurgia, o atleta ficará com colar cervical por tempo indeterminado.
Os 11 iniciais em campo: Leandro; Yago (Roberto), Índio, Thurram e PV; Rosado, Marcelo e Dantas; Abner, Max e Davi (Hugo). Prováveis!
Arbitragem:
- Árbitro: Carlos Tadeu Ferreira de Castro
- Assistente 1: Gustavo Mota Correia
- Assistente 2: Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis
- Quatro árbitro: Lucas de Melo Maciel Barcelos
*Feito com informações de Agência Pará.