////

Floresta Pará 2022: evento recebe certificação de neutralização de carbono

O evento traz soluções para o uso sustentável dos recursos naturais e sustentabilidade

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) recebeu um certificado de neutralização de emissão de carbono.  A certificação foi concedida pela empresa de consultoria em sustentabilidade Eccaplan, por meio do programa Evento Neutro, pelas neutralizações feitas no evento Floresta Pará 2022.

“Floresta Pará” foi um projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio do Ideflor-Bio, para reduzir os impactos ambientais através de formas sustentáveis. Foram trabalhadas as emissões de CO2, e neutralizadas por meio de compensação ambiental na mesma proporção das emissões que foram geradas. Foram emitidas 17.802 kg CO2 (dióxido de carbono) e neutralizadas 18 toneladas de CO2.

A neutralização foi feita em dois projetos geradores de créditos de carbono certificados, localizados em território paraense.  São eles os projetos “REED+ Maísa”, no município de Moju e “REDD+ Vale do Jari”, em Almeirim.

Ideflor aposta em projetos de reaproveitamento de resíduos. Imagem: Divulgação

O evento teve sua primeira edição realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, em Belém, na Estação das Docas. O evento promoveu a socialização do conhecimento técnico, científico, cultural e de saberes, com o propósito de promover a expansão do desenvolvimento sustentável de base florestal no Pará. 

Karla Bengtson, presidente do Ideflor-Bio, reforça que a adoção de medidas sustentáveis contribuem significativamente para a qualidade de vida no planeta.  Karla também afirmou as ações efetivas do Estado para conter o aquecimento global, diante da Agenda 2030 que envolve 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assumidos pelo governo do Estado do Pará.

Para evitar o descarte irregular dos materiais produzidos durante o evento, foram instaladas lixeiras identificadas em pontos estratégicos, facilitando o descarte correto dos resíduos orgânicos e inorgânicos, o que garantiu a agilidade na triagem e destino correto do material.