//

Forma Pará abre processos seletivos para os cursos de Direito e Administração; veja detalhes

O Forma Pará iniciou as inscrições do processo seletivo especial para ingresso em cursos de nível superior – Direito e Administração -, ofertando 140 vagas nos municípios de Oriximiná, Almeirim e Novo Progresso. O edital foi publicado na última quinta-feira (20), no site da Fadesp, e o prazo das inscrições é até dia 14 de novembro.

As vagas disponibilizadas foram ofertadas pelo Governo do Estado, por meio do Programa Forma Pará, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em convênio com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) nos cursos de Direito, em Almeirim e Novo Progresso, com 50 vagas em cada; e Oriximiná, com 40 vagas em Administração. O processo seletivo é realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Imagem: Reprodução

A titular da Sectet e gestora do Programa Forma Pará, Edilza Fontes, afirmou que o curso de Direito é um dos mais solicitados pelos municípios, porém a oferta dele fora das sedes das universidades é mais difícil por conta dos critérios exigidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (AOB) e das próprias universidades. “É muito bom poder anunciar que o Forma Pará vai ofertar mais duas turmas de Direito”, comemorou.

EDITAL

O edital do Processo Especial Ufopa 2023-II está disponível no site da Fadesp (clique aqui) com todas as informações e requisitos para os interessados em concorrer às vagas. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (24) e se encerram às 23h59min do dia 14 de novembro. A taxa de inscrição é de R$20,00; a isenção do pagamento da taxa pode ser solicitada no período de 24 de outubro a 04 de novembro e têm direito à isenção as pessoas com deficiência (PCD) e alunos de escolas públicas pertencentes ao CadÚnico.

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 4 de dezembro, de 9h às 13h, simultaneamente nos municípios contemplados. Podem se inscrever no processo seletivo especial pessoas que concluíram o ensino médio ou equivalente, ou que ainda concluirão no ano letivo de 2022 mediante comprovação do candidato no ato da inscrição.

Tem direito a bônus de 10% sobre a pontuação final o candidato que cursou pelo menos um dos anos do ensino médio, ou esteja cursando o último ano desse nível de ensino, no município em que o curso é ofertado; ou que resida no município há pelo menos um ano, a contar da data de publicação do edital.

OPORTUNIDADE PARA OS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS

O prefeito de Novo Progresso, Gelson Luiz Dill, enfatiza que o curso de Direito é um anseio antigo da população do seu município, que tem em andamento dois cursos do Forma Pará – Engenharia Ambiental/Ufopa e Engenharia Agronômica/IFPA -, ofertados nas chamadas de 2020 e 2021.

Imagem: Reprodução / Notibras

“O Forma Pará é transformador para o nosso município, que não tinha sequer um curso de nível superior público. É um dos melhores programas de promoção do conhecimento já instituído pelo Governo do Estado. O curso de Direito era um sonho. Muitos jovens saíram para cursar em outros municípios, outros estados, e boa parte não retornou. Então é uma excelente oportunidade, principalmente para as pessoas que não têm condições de estudar em outras cidades”, frisa o prefeito.

SERVIÇO

Inscrições: 24 de outubro a 14 de novembro;
Taxa de inscrição: R$20, podendo ser isento quem for PCD ou quem estudou em escolas pertencentes ao CadÚnico;
Vagas ofertadas: Cursos de Direito e Administração, nos municípios de Almeirim, Oriximiná e Novo Progresso;
Quem pode concorrer: pessoas que concluíram o ensino médio ou que concluírão no ano de 2022.
Acesse o edital AQUI