Durante o Fórum Econômico Mundial na Suíça, o governador Helder Barbalho falou sobre desafios sociais e ambientais para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. O chefe do Executivo Estadual participa da 54ª edição do Fórum em Davos e integrou nesta terça-feira, 16, o painel “Encontrando um Equilíbrio para a Amazônia”.
O evento reuniu nomes como Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente do Brasil; Gustavo Petro, Presidente da Colombia; Fany Kuiru, Coordenadora Geral da Coordenadoria de Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA) e Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A moderação foi do apresentador Luciano Huck.
Helder Barbalho destacou ainda a importância de combater as irregularidades para garantir avanços na preservação ambiental. O governador do Pará reforçou que, quando se trata de combate ao desmatamento, políticas e ações de comando e controle são fundamentais, mas não devem ser as únicas iniciativas.
COP 30
O governador destacou ainda que ao ser escolhido para sediar a COP 30, o maior evento de mudanças climáticas do planeta, o Pará tem nas mãos uma grande oportunidade.
“A COP 30 representa uma grande oportunidade para deixar um legado ambiental, social e de infraestrutura para o nosso estado, portanto esse é o caminho que estamos trilhando.
Seguiremos colaborando decisivamente para as NDCs (Contribuição Nacionalmente Determinada) do Brasil, priorizando que o estado do Pará não seja só província minerária e de produção de alimentos, mas sejamos acima de tudo um estado que tem na floresta a sua solução”, destacou o governador.