//

Fundação Cultural abrirá inscrições para 44 oficinas no Curro Velho e na Casa da Linguagem

A Fundação Cultural do Pará (FCP) abrirá inscrições para o primeiro ciclo de oficinas de 2024 no Curro Velho e na Casa da Linguagem, entre os dias 27 de fevereiro e 8 de março.

Os interessados têm a opção de realizar suas inscrições pessoalmente, comparecendo às sedes do Núcleo de Oficinas Curro Velho e da Casa da Linguagem. Informações detalhadas sobre as oficinas, incluindo disponibilidade, datas, horários e locais, estão acessíveis NESTE LINK.

Com um total de 44 oficinas disponíveis, as atividades serão desenvolvidas entre os dias 11 de março e 1º de abril, abrangendo diversas formas de expressão artística e cultural no Curro Velho e na Casa da Linguagem.

Os participantes terão a oportunidade de explorar uma variedade de áreas, desde artes visuais a linguagem musical, passando por artes cênicas e fotografia. Há opções específicas para crianças, jovens, adultos e idosos, além de oficinas inclusivas que promovem a sociabilidade.

Neire Lopes, instrutora da Oficina de Audiodescrição, destaca que essa ferramenta é uma aliada forte na quebra de barreiras comunicacionais. Segundo ela, a Fundação Cultural do Pará incentiva a formação de novos disseminadores da sensibilidade, um direito assegurado aos consumidores. Neire ressalta: “Estamos na era da sensibilidade, e a FCP está promovendo a Oficina de Audiodescrição, um recurso significativo não apenas para pessoas com deficiência visual, mas também para aquelas com autismo e outras neurodivergências”.

Casa da Linguagem abrirá inscrições para oficinas em 2024. Foto: Divulgação

Sheila Castillo, instrutora da Oficina de Confecção de Bolsas, explica que o curso tem como objetivo criar e produzir bolsas usando tecidos reaproveitados de sombrinhas. “Abordamos desde a modelagem, costura e acabamentos, gerando sociabilidade e promovendo renda por meio do aprendizado da costura autoral”, afirma Sheila, que é instrutora de artesanato e artesã com experiência em costura, modelagem e pintura.

A participação nas oficinas é gratuita para alunos de escolas públicas (ensinos fundamental e médio), sendo necessário apresentar comprovante de matrícula ou carteirinha da escola durante o processo de inscrição. Crianças menores de 12 anos, pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos estão isentos de taxas.

No entanto, para universitários, estudantes de escolas particulares e outros interessados, há uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00, que deve ser paga em dinheiro no momento da inscrição. Importante ressaltar que pagamentos via PIX ou cartão não serão aceitos. Além disso, é fundamental que os participantes se comprometam com a frequência às aulas, pois aqueles que atingirem o mínimo de 80% de presença receberão o certificado de conclusão da oficina.

SERVIÇO

As inscrições poderão ser feitas das 9h às 17h, nas sedes do Núcleo de Oficinas Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287, bairro do Telégrafo) e da Casa da Linguagem (Avenida Nazaré, nº 31), próximo à Praça da República.