O Brasil poderá voltar a figurar entre as 10 maiores economias do mundo ainda em 2023, de acordo com a mais recente projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em relatório divulgado no último dia 10 deste mês, o FMI projetou o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no montante de US$ 2,13 trilhões este ano, ficando na nona posição, à frente do Canadá (US$ 2,11 trilhões).
Segundo a projeção do Fundo, a “agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023”, são fatores influentes na ascensão econômica do país. O FMI evidência que o PIB brasileiro saltou de 0,9 em abril para atuais 3,1 neste segundo semestre de 2023. Para o próximo ano, a projeção de crescimento do PIB do Brasil, conforme o FMI, é crescer mais 1,5%.
Caso as projeções do Brasil se mantenham positivas, o FMI estima que o país possa ser a 8º maior economia do planeta em 2026.
As projeções são elaboradas pelos analistas do Fundo Monetário Internacional observam o passado recente da economia e tentam extrapolar as perspectivas para o futuro, considerando fatores e aspectos que podem aumentar ou reduzir o crescimento brasileiro.