O furacão Milton ganhou força na última segunda-feira, 7, tornando-se uma tempestade de categoria 5 enquanto seguia para a costa oeste da Flórida, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). O alerta de furacão fez com que a prefeita Jane Castor, da cidade de Tampa, na Flórida, alertasse sobre o perigo de permanecer na região.
Para a CNN, Castor orientou os moradores que não pretendem deixar a região: “Posso dizer sem qualquer drama: se vocês escolherem ficar em uma dessas áreas de evacuação, vocês vão morrer”.
Tampa fica localizada no condado de Hillsborough, que emitiu ordens de evacuação obrigatória para residentes em zonas A e B. Antes de chegar na Flórida, o furacão deve atingir parte da Península de Yucatán, no México, provocando ventos fortes e um aumento no nível da água.
O furacão começou a crescer na manhã desta terça-feira, 8, por conta de uma oscilação na força, fazendo com que os ventos fiquem mais longe do centro. A previsão é de que Milton chegue à Flórida nesta quarta-feira, 9, à noite.