Usuários do BRT foram surpreendidos novamente por uma situação lamentável neste sábado, 10, o furto de cabeamento elétrico, o que comprometeu a operação do sistema e gerou revolta na população. A denúncia foi feita por internauta e usuário do serviço.
O incidente ocorreu na madrugada deste sábado e deixou áreas importantes do sistema sem energia. As estações prejudicadas são:
- Antônio Baena
- Humaitá Sul e Norte
- Mauriti Norte
- Bosque Sul
Além disso, os usuários destacam a falta de energia nas estações como um dos principais problemas enfrentados. Passageiros tiveram que lidar com a escuridão, dificultando a orientação e aumentando a sensação de insegurança nas plataformas e arredores.
Em nota, a Superintência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) informou que as estações do BRT enfrentam recorrentes furtos de cabos de energia, que comprometem o fornecimento de energia elétrica. As estações citadas operam parcialmente, a Semob trabalha para normalizar o sistema, foi solicitado ainda a intensificação do policiamento da Guarda Municipal de Belém.
Confira a nota na íntegra:
“A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que as estações do BRT ficam prejudicadas, em função dos recorrentes furtos de cabos de energia, que comprometem o fornecimento de energia elétrica e o sistema das estações. A Semob comunica que os furtos ocorrem, praticamente, todos os dias, afetando várias estações do sistema BRT.
A autarquia informa que no período de 14 de junho de 2023 a 20 de janeiro de 2024, já foram 93 ocorrências de furtos, com registro de Boletim de Ocorrência, para a abertura de inquérito policial, apuração e identificação dos responsáveis pelo ato criminoso.
As estações citadas, alvo de furtos de fiação, estão operando parcialmente. A concessionária de energia elétrica já foi acionada e equipes da Semob trabalham para reestabelecer a energia nessas estações, o mais rápido possível, e, com isso, minimizar os impactos à população usuária das mesmas.
A autarquia já solicitou à Guarda Municipal de Belém (GMB), que intensifique o policiamento nessas estações, a fim de coibir esses delitos.”