/

Gabriel Galípolo é indicado para a presidência do Banco Central

Foto: Diogo Zacarias/ MF

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a indicação do economista Gabriel Galípolo para o cargo de presidente do Banco Central (BC). A nomeação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante um evento no Palácio do Planalto.

De acordo com Haddad, o presidente Lula formalizou a proposta ao Senado Federal. “O presidente da República me incumbiu de fazer um comunicado de que hoje ele está encaminhando ao Senado Federal o indicado dele para a Presidência do Banco Central, que vem a ser o Gabriel Galípolo, que hoje ocupa a Diretoria de Política Monetária do Banco”, afirmou o ministro.

Haddad também detalhou que, após o anúncio, o governo iniciará o processo de definição dos três nomes que completarão a diretoria do Banco Central até o final do ano.

GABRIEL GALÍPOLO

Gabriel Galípolo, atualmente membro da Diretoria de Política Monetária do BC, ainda precisa passar por uma série de etapas antes de assumir oficialmente o cargo. Sua indicação será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e, posteriormente, o nome deverá ser aprovado pelo plenário da Casa. A votação para a escolha do novo presidente do Banco Central será realizada de forma secreta.

LEIA MAIS: btmais.com.br