Nesta quarta-feira, 9, a cantora e compositora Gal Costa morreu aos 77 anos. A Assessoria da cantora confirmou a informação mas, até o momento, não divulgou a causa da morte.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador, na Bahia. Mais conhecida como Gal Costa, a artista foi uma das maiores cantoras da história da música popular brasileira.
A cantora teve diversas apresentações canceladas desde que passou por uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal direita. A previsão da equipe que atendia Gal era de que ela ficaria fora dos palcos até o final de novembro.
Em setembro, a cantora teve um show cancelado em Belém, na I Bienal de Artes, e foi substituída pela cantora Simone.
TRAJETÓRIA
Sempre incentivada pela mãe para seguir na carreira artística, Gal Costa trabalhou como balconista em uma loja de discos na capital baiana, a Roni Discos, uma das principais da cidade. Pouco depois, foi apresentada para outro nome que viria a marcar a MPB – Caetano Veloso.
Junto de Caetano, Gal se aproximou de outro grande nome da música brasileira: Gilberto Gil. Juntos, os três se uniram à Maria Bethânia e formaram o grupo Doces Bárbaros, nos anos 70.
REPERCUSSÃO
Após a notícia da morte de Gal Costa, diversas personalidades e internautas registraram a tristeza pela perda da artista. Gilberto Gil chamou Gal de irmã e se disse impactado pela notícia.
Na TV Globo, a notícia foi dada pela apresentadora Ana Maria Braga – que se mostrou abalada.
A deputada federal Luiza Erundina classificou a morte de Gal como uma “perda irreparável”.
A futura primeira-dama, Janja Lula, se mostrou triste com a notícia.
A cantora Pitty chamou Gal de “referência imortal”.
A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que a morte de Gal é um “choque”.
O cantor Lulu Santos agradeceu a cantora.
Ver essa foto no Instagram
Rita Lee chamou Gal de “a garota da voz de veludo”.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que Gal é “uma das maiores cantoras do mundo”.
Nas redes sociais, o último post nos perfis da cantora foi um vídeo de Gal e Caetano Veloso cantando “Sorte”, de Ronaldo Bastos e Celso Fonseca, no Programa Chico e Caetano, em 1986.