/////

Garimpeiros são alertados via whatsapp sobre operação para apreensão de armas e ouro

Os garimpeiros que ocupam a região Yanomami se comunicavam sobre ações policiais

Os garimpeiros que ocupam a região Yanomami se comunicavam sobre ações policiais de busca e apreensão por meio de grupos de Whatsapp. Segundo informações do portal Uol, os garimpeiros orientavam seus companheiros sobre os locais de patrulhados pela polícia.  

Em áudios compartilhados, um garimpeiro orienta seus colegas a esconder armas e ouro do garimpo, que seriam os alvos da apreensão: “Tanto quem vem de Alto Alegre [RR], [rio] Apiau, [rio] Uraricoera vai ser abordado para ver se não tá trazendo ouro, armas… Quem tiver trazendo, vão ser enquadrado, vão responder. Só um aviso aí, quem for trazendo alguma hoje, guarda em algum lugar”, disse o garimpeiro.

Atividade garimpeira tem provocado a poluição dos rios na Terra Yanomami, conforme a HAY. Foto: © Bruno Kelly/HAY

Todos os locais citados são ligados às terras Yanomami, além de ter dois rios que ligam o território a locais fora do espaço protegido da área. O áudio enviado ainda reforça o aviso para os integrantes do grupo: “[Se] Souber de alguém que tiver vindo, avisa que a Federal tá na estrada e parando todo mundo”, foi dito no áudio.

Ainda de acordo com o UOL, muitos garimpeiros perguntaram quais seriam as estradas onde as barreiras policiais estavam localizadas, além dos alvos dos blitz. Alguns dos garimpeiros já estavam buscando uma maneira de sair do estado, o ministro da justiça, Flávio Dino, já confirmou o envio de mais de 500 oficiais da força nacional, Policiais Federais, e militares do exército para ajudar na remoção dos garimpeiros que estão na região.