////

George Santos, deputado filho de brasileiros, é preso nos EUA

Com informações G1*

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou que o deputado republicano, George Santos, que é brasileiro e admitiu ter mentido sobre seu currículo, foi preso nesta quarta-feira, 10. Santos enfrenta acusações de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos e tinha um depoimento programado para esta tarde.

Após a eleição de Santos, de 34 anos, em novembro, em um distrito que abrange principalmente uma área rica de Long Island, em Nova York, foi revelado pelo jornal “The New York Times” e outros meios de comunicação que ele havia inventado quase todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional.

Na terça-feira, 9, promotores federais dos Estados Unidos apresentaram acusações criminais contra ele pela primeira vez. Santos falsamente afirmou ter diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, além de ter trabalhado no Goldman Sachs e no Citigroup. Ele também mentiu sobre sua religião e origem familiar, alegando ser judeu e que seus avós escaparam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O brasileiro também não divulgou que foi casado com uma mulher por vários anos, terminando em 2019.

Desde então, ele admitiu ter inventado grande parte de seu currículo.