O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tomou posse como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, pasta recriada pelo novo governo federal. O evento ocorreu em Brasília nesta quarta-feira, 4, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Apesar de não ser cotado pelo presidente para assumir algum ministério, Alckmin foi a escolha para a pasta por sua experiência como governador de São Paulo, importante polo industrial do país, além de ter estado à frente da equipe de transição do governo.
No discurso de posse, Alckmin afirma que a recriação do ministério é essencial para a retomada do crescimento do país, além de afirmar que a reindustrialização brasileira será uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável no país. Essa foi mais uma sinalização de um governo mais integrado com propostas de energia limpa e verde, forte bandeira levantada por Lula durante a corrida presidencial.
Essa não será a primeira vez que Lula nomeia um vice para a equipe ministerial, pois José Alencar, vice-presidente no primeiro mandato do petista, assumiu a pasta da Defesa entre os anos de 2004 e 2006.