O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma denúncia formal contra a influencer Géssica Kayane, a Gkay, no qual ela é acusada do crime de discriminação racial.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira, dia 29, pela colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles. A denúncia se baseia em uma postagem de 2011 feita por Gkay no X (antigo Twitter).
O que aconteceu?
A nova polêmica envolvendo Gkay teve início quando uma publicação antiga, em que a influenciadora criticava o sistema de cotas no Brasil, voltou a circular na internet.
No tweet, publicado em 2011, Gkay escreveu: “Mais uma mordomia pra esses brasileiros que tanto gostam da vida boa e preguiçosa, esse tal de sistema de cotas. Uma palhaçada, isso sim!”
Veja
De acordo com informações de Fabia Oliveira, o Ministério Público Federal decidiu agir, acusando Gkay. Segundo o MPF, a publicação é considerada preconceituosa e ofensiva, caracterizando um crime de discriminação racial.
A Defesa de Gkay e a Resposta do Ministério Público
Ainda segundo Fábia, ao prestar depoimento, a influencer admitiu ter feito a postagem, mas argumentou que o tweet foi publicado há cerca de 12 ou 13 anos, quando ela era jovem e supostamente sem a maturidade necessária para entender a gravidade de suas palavras. Ela afirmou que, na época, tinha 17 anos e que o humor era feito de forma “agressiva”. No entanto, o Ministério Público apurou que a humorista já tinha 18 anos na ocasião, o que complica ainda mais sua situação.
De acordo com s informações, o MPF recusou qualquer possibilidade de acordo, sinalizando que a denúncia seguirá em frente.
Até o momento, a influencer não se manifestou publicamente sobre o caso.
Já segue o Poplist no Instagram? Clique aqui