Na última semana, a influenciadora e humorista Gkay surpreendeu os seguidores ao aparecer com os lábios mais finos e naturais após a retirada do preenchimento labial feito com ácido hialurônico. A mudança foi pauta das páginas de notícias e ficou a pergunta: É possível reverter a ação do ácido hialurônico? A retirada pode trazer alguma consequência? O BT conversou com a biomédica esteta, especialista em harmonização facial e gerenciamento de envelhecimento, Dra. Andreza Carvalho (@dra.andreza.carvalho), sobre o tema.
É POSSÍVEL REVERTER O PROCEDIMENTO DE FORMA SEGURA?
Segundo a biomédica esteta, especialista em harmonização facial, reverter procedimentos com ácido hialurônico é possível e a possibilidade de risco é muito baixa: “Os riscos de uso ácido hialurônico são mínimos. Pode ocorrer oclusão vascular (que é o ato de bloquear o fluxo sanguíneo de forma momentânea), apenas em casos raros se houver falta de habilidade do profissional”, explica.
A especialista frisou que procedimentos com ácido hialurônico são seguros e com riscos mínimos para o paciente desde que aplicado de forma correta. O procedimento de preenchimento, não é recomendado em casos específicos como em gestantes e lactantes, diabéticos e para pessoas que tenham feito procedimentos estéticos com PMMA (ou polimetilmetacrilato).
O PACIENTE SENTE DIFERENÇA NAS ATIVIDADES DO DIA A DIA?
De acordo com a especialista, não há diferença nas atividades físicas do dia a dia por conta do preenchimento. O procedimento tem um tempo de degradação natural que leva, dependendo do organismo, muito mais que 1 ano.
“O real resultado do procedimento tem que ser avaliado pensando na motilidade, no movimento que esse paciente vai fazer coma quele material no rosto”, explicou.
COMO É RETIRADO O ÁCIDO DO LOCAL APLICADO?
Tanto o procedimento para fazer o preenchimento, quanto para a retirada é feito com anestesia local para que fique mais confortável para o paciente e com retirada com seringa e agulha assim como na aplicação. A pele se recupera bem após pouco tempo, é só aguardar.
A especialista explica sobre o caso do procedimento de preenchimento feito pela influenciadora: “No caso da Gkay, por ela ser muito popular, a gente consegue visualizar como fica a movimentação de muito volume no lábio, que era o que acontecia com ela. Parado o antes e depois era bem legal, mas movimentando não ficava tão bom. Isso trás a reflexão de pensar em um material que consiga se flexionar e ter essa capacidade de se moldar a essa excessiva movimentação muscular que a gente tem no lábio e pensar também na consciência da quantidade de produto que tem que ser utilizada, por ser um local que vai ter muito movimento. Muito volume acaba atrapalhando a movimentação dos músculos do lábio, perdendo naturalidade. O paciente fica com uma aparência não anatômica”, afirmou.
Ultimamente, muita gente tem feito procedimentos estéticos por um desvio de imagem nem sempre priorizando a naturalidade. É necessário buscar um profissional capacitado antes de fazer intervenções estéticas como estas.
Veja o vídeo da Dra. Andreza Carvalho sobre o caso Gkay