//

Golpista do Tik Tok: Entenda como suposto filho de sheik deu golpe em vária influenciadoras

Uma postagem viralizou nas redes sociais sobre o suposto golpista do Tik Tok acusando João Victor Penha da Silva, conhecido como @mrjoaovs de aplicar golpes em pessoas interessadas em entrar no meio da moda. 

Também chamado de Anna Delvey de Campo Grande, o influenciador ostentava uma vida de luxo em Dubai, por meio de vídeos curtos mostra roupas de grifes, bolsas e sapatos caros. O influencer foi exposto por uma série de denúncias nas redes sociais sobre supostos golpes e pagamentos que deveriam ser feitos.  

Segundo supostos relatos nas redes sociais, João se dizia filho de um sheik (título de honraria árabe) e garantia que tinha contato com pessoas influentes no ramo da moda. 

INVENTANDO SHEIK?

João acabou repercutindo nas redes sociais, recebendo o apelido de Anna Delvey de Campo Grande, pois uma suposta vítima afirma que na realidade ele não é filho de algum sheik árabe e, na verdade, é de origem humilde e vive no bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.

Anna Delvey ficou conhecida após se passar por uma mulher rica e herdeira, enganando a elite de Nova York, em 2019. Ela acabou sendo presa no mesmo ano por fraudar centenas de milhares de dólares. A história acabou inspirando a série Inventando Anna, da Netflix.  

SUPOSTOS GOLPES

Nos tweets da exposição, um dos áudios mostra como o golpe era feito. O influencer atuava na mesma época das semanas de moda, em Nova York e Paris. 

Algumas chegavam a lhe transferir R$ 10 mil em troca de serviços de personal stylist ou divulgação, mas o influenciador não cumpria o combinado e sumia.

“Ele pedia para tirar fotos com as minhas roupas e, se eu fizesse um pix de R$ 10 mil, ele me levaria para casa de alta costura da Balenciaga, em Paris. Quando estávamos lá, ele disse que a mala dele não tinha chegado e sumiu”,  afirmou uma das supostas vítimas que não foi identificada. 

O “Sheik” também afirmava que após as passagens serem pagas teria amigos com residência no exterior, assim não precisando pagar hospedagem, porém ao aplicar o golpe as supostas vítimas ficavam sem estadia. 

Em um suposto áudio de João, ele afirma estar articulando com fotógrafosde uma famosa empresa americana, além de colocar a vítima na listagem de uma festa luxuosa: “Vamos selecionar os desfiles que você quer estar, mas preciso pagar ele, isso é o primordial. Você paga para mim, encaminho para ele e te coloco nas listagens de ‘after-party’”. O vídeo mostra comprovantes de passagens compradas para o suposto farsante.

Além dos golpes, João atuava frequentemente com montagens nos seus vídeos de viagens de outras pessoas. Após a exposição, a conta do influencer, no Instagram, acabou sendo apagada porém se pronunciou em seu Tik Tok negando as acusações.

João afirmou que invés de cobrar 10 mil reais, havia cobrado 8 mil, além de afirmar que cumpriu com todas as promessas de festas e desfiles que prometeu e mostrar supostos videos de provas.