Nesta terça-feira, 07, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu o governador do estado de Roraima, Antonio Denarium (PP), para debater sobre a situação dos indígenas Yanomami.
Também participaram da reunião dos senadores Hiran Gonçalves (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos), também de Roraima. Juntos, eles discutiram a criação de uma comissão externa para acompanhar a crise humanitária que ocorre na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
De acordo com a CNN Brasil, um dos pontos discutidos na reunião foi a criação de um “benefício social” para os garimpeiros que venham a ser retirados dos locais onde há a extração ilegal de minérios. “Criar também programas sociais que possam atender essas pessoas [garimpeiros], quando saírem da área que estão trabalhando”, propôs Denarium.
Nas redes sociais, Pacheco falou sobre o encontro e afirmou que o Senado busca formas de “transformar esse cenário desolador e assegurar que a população indígena tenha acesso à saúde, educação e a garantia da inviolabilidade de suas terras e das suas tradições”.