////

Governador Helder Barbalho comparece em visita de Lula no Theatro da Paz, em Belém

O candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Lula, está em Belém nesta quinta-feira, 1, e fala aos paraenses no Theatro da Paz, sobre as suas propostas para o país nos próximos anos, além de ouvir as necessidades e anseios dos paraenses e o povo indígena do Pará. Ele também realizará comício no espaço Marine Club, à noite, ainda na capital.

O Governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), esteve presente no evento do petista em um dos principais patrimônio da história do Pará, o Theatro, prestigiando e articulando possíveis parcerias e investimentos para o estado, em uma possível vitória nas eleições de outubro.

“O Pará tem pássaros juninos que têm 115 anos de tradição. Mas precisamos de incentivos para os mestres. Precisamos que as leis saiam do papel, prefeito, governador. Temos mestres que estão morrendo à míngua, e precisam de apoio”, citou a socióloga Laurene da Costa Ataide, que é escritora, dramaturga e também mestra de cultura popular paraense guardiã do Cordão de Pássaro Colibri, de Outeiro.

Diversos artistas paraenses estão no palco para conversar com Lula. Entre eles, Keila Gentil, Jeff Moraes, Rubão, Mestre Damasceno, Jorane Castro, Felipe Cordeiro, Eloy Iglesias, Gigi Furtado, Mestre Laurentino, entre outros.

Lula, de branco, saúda o público que compareceu para ouvir as propostas do ex-presidente. De amarelo e calça preta, Janja Lula, esposa do candidato. De calça zul e blusa azul, Daniela Barbalho. Helder Barbalho, de costa, e Edmilson Rodrigues, à esquerda. Imagem: Reprodução O Liberal.

Permeado pela cultura e ritmos paraenses, como o Carimbó, Lula destacou em seu discurso, temas como investimento federal para desenvolver o Pará e preservar a Amazônia, também sobre fomento à cultura.

“Lula é um em milhões, no mundo, com essa fé e disposição para construir, com amor. Ter Lula como presidente da República é ter a humanidade se curvando com respeito ao povo brasileiro”, disse Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém.

Prefeito Edmilson convida Lula para comparecer ao Círio 2022. Imagem: Reprodução TV PT.

Em live nas redes sociais, mais de 4 mil pessoas acompanham o comício de Lula.

DANÇA

Muito Carimbó embalou o evento eleitoral no Theatro da Paz, e fez com que a esposa do candidato, Janja Lula, com o incentivo do Governador Helder Barbalho e sua esposa, Daniela Barbalho, arriscou alguns passos.

“Na pandemia, nós não negamos o vírus aqui, criamos estratégias de saúde junto com a comunidade médica. Liberamos 17 milhões de reais para proteger o povo paraense. Meu partido tem um candidato a presidente, mas eu não poderia deixar de estar aqui, em reconhecimento pelo o que o senhor já fez pelo Pará e pela Amazônia”, disse o governador Helder Barbalho, acompanhado da esposa e primeira dama, Daniela Barbalho, sobre a vinda de Lula ao Pará.

Helder Barbalho comparece e conversar com cordialidade e manifesto apoio ao candidato petista. Imagem: Reprodução.

CULTURA

Lula reconheceu a beleza da construção que é o Theatro da Paz, e a importância do patrimônio histórico para o povo paraense. “Eu não posso fazer menos do que eu já fiz. Vocês vão ter que me ajudar a fazer muito mais pela cultura. Recuperar a economia e o poder aquisitivo do povo. Eu quero que esse país seja efetivamente grande e importante no cenário internacional. O Brasil têm uma dívida histórica com a África, que não podemos pagar em dinheiro, e sim com investimento. Eu não posso mais prometer, eu tenho que fazer”, destacou Lula durante o encontro.

“A cultura do país e de um povo é muito importante, pois dá cidadania e civilidade. Cultura não é um gasto, é investimento. Vamos retomar efetivamente o Ministério da cultura e criar comitês estaduais de cultura e programação com artistas locais na televisão”, disse o candidato.