Helder Barbalho, governador do Pará, foi eleito como presidente do consórcio Amazônia Legal. Ele teve unanimidade de votos e vai ficar à frente do colegiado durante o ano de 2023, com a possibilidade de reeleição.
O consórcio foi criado para a elaboração de políticas conjuntas e a defesa articulada dos interesses dos estados da região e tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa. Helder assume o lugar de Waldez Góes (PDT), do Amapá.
Os estados que compõem a Amazônia Legal são o Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins, Pará. Como representante do consórcio, Helder participou da COP 27, que é a 27ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Na conferência, o governador do Pará negociou novos aportes ao fundo Amazônia e propôs que a COP 30 fosse sediada em algum estado amazônico. Ainda ressaltou os números de redução do desmatamento e destacou práticas de fortalecimento do compromisso com a melhoria do clima.